Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Processo contra Deltan no TCU deve ser concluído até julho

Como diligências já foram tomadas, expectativa é de que a finalização ocorra antes das convenções partidárias

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O processo contra o ex-procurador Deltan Dallagnol no TCU (Tribunal de Contas da União) deve ser concluído até julho. Ele foi retomado neste sábado (25), após o presidente do STJ (Superior Tribunal de Justiça) ter derrubado uma decisão do Paraná que havia suspendido as investigações.

Como as diligências já foram cumpridas, restam agora basicamente trâmites burocráticos. O próprio STJ estabeleceu a próxima quarta-feira (29) como o prazo para a defesa se manifestar. Com isso, a expectativa na corte é que o fim do processo se dê antes das convenções partidárias, que começam em 20 de julho.

Deltan sentado numa mesa de escritório
O procurador e ex-coordenador da Lava Jato em Curitiba, Deltan Dallagnol - MPF/PR

Deltan, que se filiou ao Podemos, pode se tornar inelegível caso condenado pela corte de contas. A Lei da Ficha Limpa determina a inelegibilidade de oito anos para agentes públicos que tiverem suas contas "rejeitadas por irregularidade insanável que configure ato doloso de improbidade administrativa, e por decisão irrecorrível do órgão competente, salvo se esta houver sido suspensa ou anulada pelo Poder Judiciário".

O TCU instaurou a chamada "tomada de contas especial" —processo administrativo para apurar dano à administração pública federal, com responsabilização dos agentes e determinação de ressarcimento — após representação do subprocurador-geral do Ministério Público junto ao TCU, Lucas Furtado, e de parlamentares que questionavam os gastos com diárias e passagens da Operação Lava Jato.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.