Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

PT não quer PSOL na vice de Haddad em SP e busca nome mais ao centro

Partido acredita que a sigla de Boulos restringiria o alcance da chapa junto ao eleitorado conservador

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

As principais lideranças do PT em São Paulo dizem que não há chance de que o PSOL ocupe a vaga de vice de Fernando Haddad na disputa pelo governo do estado.

Eles afirmam que a sigla restringiria o alcance da chapa, que precisará conquistar uma parcela mais conservadora do eleitorado se quiser vencer.

O PSOL tem defendido seu presidente, Juliano Medeiros, como um possível nome para a vice ou para o Senado, mas a escolha ainda precisa ser referendada internamente.

O partido retirou Guilherme Boulos da disputa e o lançou a deputado federal, abrindo espaço para Haddad. Por isso, reivindica uma posição de destaque na chapa.

O ex-prefeito Fernando Haddad (PT) durante jantar em homenagem a Geraldo Alckmin (PSB)
O ex-prefeito Fernando Haddad (PT) durante jantar em homenagem a Geraldo Alckmin (PSB) - Zanone Fraissat-12.abr.2022/Folhapress

"Tem que facilitar a vida do cidadão que vai assimilar o seu pedido. Esse eleitor pensa: ‘já estou engolindo o PT e agora vem o PSOL junto?’ Precisa achar alguém deglutível para o eleitor", afirma Luiz Marinho, presidente do PT-SP. A posição é repetida por outras lideranças petistas em caráter reservado.

Nomes como Jonas Donizette (PSB), ex-prefeito de Campinas, e Rodrigo Agostinho (PSB), ex-prefeito de Bauru, têm sido colocados como possibilidades. Trata-se de movimento similar ao realizado pela candidatura federal do PT, que encontrou o ex-tucano Geraldo Alckmin (PSB) para a vice de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Descartado pelos petistas para a vice, Medeiros também não é visto como a melhor escolha para o Senado, que deveria ficar preferencialmente com Márcio França (PSB).

Caso não haja acerto com o ex-governador, os petistas dizem que os partidos da coligação (que também inclui Rede, PV e PCdoB) debaterão o melhor nome. Se a definição for mesmo por alguém do PSOL, eles defendem que a escolhida seja uma mulher negra.

Juliano Medeiros, presidente do PSOL, durante entrevista à Folha
Juliano Medeiros, presidente do PSOL, durante entrevista à Folha - Adriano Vizoni-20.nov.2020/Folhapress

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.