Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Rodrigo Garcia dá Secretaria de Transportes ao PP para manter apoio do partido em SP

Arthur Lira, cacique do partido, ameaçou deixar projeto de reeleição do tucano

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O governador Rodrigo Garcia (PSDB-SP) vai nomear para a Secretaria de Transportes Metropolitanos um indicado do PP, o engenheiro Marco Antonio Assalve, diretor presidente da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos).

A escolha do nome partiu do deputado federal Guilherme Mussi, que é presidente do partido em São Paulo. A nomeação será publicada nesta sexta-feira (10) no Diário Oficial do Estado.

Com a nomeação, o tucano tenta consolidar o apoio do partido a sua campanha pela reeleição no estado. Nesta quinta-feira (9), Arthur Lira, presidente da Câmara e cacique do PP, e Luciano Bivar, presidente da União Brasil, falaram em desembarcar do projeto de Garcia em São Paulo.

Rodrigo Garcia (PSDB), governador de São Paulo e pré-candidato à reeleição
Rodrigo Garcia (PSDB), governador de São Paulo e pré-candidato à reeleição - Adriano Vizoni/Folhapress

Lira escreveu nas redes sociais que, caso o PSDB não cumpra acordos com a legenda em locais como Alagoas (estado do deputado), o PP romperá com os tucanos também em São Paulo.

A pasta de Transportes Metropolitanos hoje é ocupada por Paulo Galli, considerado um quadro sem vínculos políticos. Seu antecessor foi Alexandre Baldy, liderança nacional do PP e atualmente pré-candidato ao Senado por Goiás.

A manutenção do apoio da União Brasil deverá ser mais simples. Como mostrou o Painel, lideranças da sigla em São Paulo já dizem que continuarão ao lado do tucano mesmo se Bivar insistir em desfazer a aliança.

"Marcos Penido [secretário do Governo de SP], leve ao Rodrigo Garcia o recado da família Leite: a família Leite tem lado e é ao lado do Rodrigo Garcia. Se não fosse pelo governador Rodrigo Garcia e pelo financiamento desta obra, nós não estaríamos aqui hoje", disse o deputado Alexandre Leite, tesoureira da União, durante evento do Governo de São Paulo.

"Não é ninguém de fora que vai ditar para quem a família Leite vai pedir voto nestas eleições", disse Alexandre, que é filho de Milton Leite (União Brasil), presidente da Câmara Municipal de SP e principal liderança da sigla no estado. O vereador estava no palco ao lado do deputado durante a declaração de apoio ao tucano.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.