Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Folhajus vale do javari

TSE lança documentário sobre instalação de seção eleitoral no Vale do Javari

O indigenista Bruno Pereira, assassinado na região, ajudou a instalar outras seções em 2014

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vai lançar em 9 de agosto o documentário "Seção 37 - A Urna chega ao povo Marubo", produzido em setembro. O filme relata com detalhes a chegada da seção eleitoral à aldeia Maronal, no Vale do Javari.

Antes, os eleitores da localidade precisavam viajar por até seis horas para votar, em um percurso, difícil e perigoso. Além disso, o contato com o homem branco pode ser fatal para os indígenas. Por isso, a criação da nova seção era uma demanda antiga.

O esforço da Unijava (União dos Povos Indígenas do Vale do Javari) para levar esse direito aos indígenas também é retratado no documentário. Era nessa ONG que trabalhava o indigenista Bruno Pereira, assassinado na região junto com o jornalista Dom Phillips.

Em 2014, Bruno ajudou na instalação de cinco seções eleitorais no Vale do Javari, quando foram realizadas, pela primeira vez, eleições na região no extremo oeste do Amazonas.

O lançamento já estava previsto pela corte antes dos assassinatos.

Indigenista Bruno Pereira ao lado de indígenas e técnicos do TSE na beira de um rio com barcos ao fundo
Indigenista Bruno Pereira auxiliou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 2014 a instalar cinco seções eleitorais no Vale do Javari - Arquivo TSE

O filme retratará toda a operação, capitaneada pela juíza eleitoral Andréa Medeiros. Para levar a seção e realizar 150 atendimentos, entre alistamentos e transferência de seções, todos os servidores estavam vacinados e seguiram rigorosos protocolos sanitários.

A Polícia Federal informou neste sábado (18) que o outro corpo encontrado na quarta (15), na região do Vale do Javari, é do indigenista Bruno Pereira. Nesta sexta, a PF já tinha confirmado que o outro corpo era do jornalista britânico Dom Phillips.

Ainda de acordo com a perícia, eles foram assassinados com armas de caça. Bruno foi atingido por três tiros, enquanto Dom foi morto com um tiro.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.