Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Academia Paulista de Letras divulga manifesto em defesa da democracia

Entidade aponta sinais de ameaça às instituições e ao sistema eleitoral vigente

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Academia Paulista de Letras (APL) divulgou nesta terça-feira (26) um manifesto em defesa da democracia, em meio às manifestações de caráter golpista do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Sede da Academia Paulista de Letras, no Largo do Arouche, em São Paulo - Jefferson Coppola/Folha Imagem

"Às vésperas de uma das eleições mais importantes da história brasileira, o momento político apresenta sinais de ameaças à democracia, às instituições e ao sistema eleitoral vigente", diz a nota, que compara o roteiro de ataques às instituições ao ocorrido nos EUA após a derrota de Donald Trump, em 2020.

A entidade ainda aponta falta de liderança política no país para enfrentar os desafios econômicos e sociais atuais.

"O Brasil enfrenta uma situação de extrema gravidade sem uma liderança política e empresarial, que expresse os anseios de todos por uma economia estável, um regime político funcional, que represente a maioria da população, aberto democraticamente às ponderações da voz minoritária, e uma sociedade efetivamente justa", afirma.

A APL finaliza o documento chamando a sociedade a defender as instituições e o regime democrático. "Nesse quadro de incertezas e grandes riscos, a Academia Paulista de Letras conclama a sociedade civil a manter-se atenta na defesa do Estado Democrático de Direito, das instituições, da segurança do sistema eleitoral e do respeito ao resultado da manifestação dos eleitores".

A manifestação da entidade se soma a diversas outras nos últimos dias, em meio à escalada retórica de Bolsonaro. A principal delas é um documento reunindo empresários, políticos, trabalhadores, acadêmicos, artistas e membros da sociedade civil que será lido na Faculdade de Direito da USP no dia 11 de agosto.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.