Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Associação de tribunais de contas entra no STF contra lei de SP

A Atricon afirma que o legislador extrapolou o âmbito da discricionariedade do administrador

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) entrou no Supremo Tribunal Federal (STF) com uma ação contra lei municipal em São Paulo que autoriza prorrogação de contratos.

A lei, aprovada no final do ano passado a toque de caixa, permite ao prefeito incluir no contrato novos serviços, ainda que não tratem do mesmo objeto. Na ação, a Atricon argumenta que "o legislador municipal extrapolou o âmbito de discricionariedade do administrador e instituiu novos mecanismos de gestão contratual, bem como novas figuras de licitação e contratos administrativos".

Prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, fala no Palco da Freguesia do O na abertura da Virada Cultural 2022 (Foto: Eduardo Knapp/Folhapress, ILUSTRADA). - Folhapress

A entidade também afirma que a lei municipal não prevê consulta pública para prorrogação de contratos.

Quando o projeto foi aprovado, a prefeitura afirmou que as prorrogações e relicitações já eram possibilidades previstas na lei federal e negou a possibilidade de ferir a transparência.

O Ministério Público do estado considerou inconstitucionais trechos da lei. No parecer, o subprocurador-geral de Justiça Wallace Paiva Martins Junior afirma que a possibilidade de incluir investimentos não previstos no contrato inicial amplia "genérica e demasiadamente o objeto contratual, fornecendo ao parceiro privado oportunidade não antevista na licitação precedente, o que significa quebra sensível da isonomia e da impessoalidade e da observância da regra da licitação".

Na avaliação de especialistas ouvidos pela Folha, a legislação dá superpoderes ao prefeito Ricardo Nunes (MDB).

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.