Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Camisetas em convenção de Bolsonaro pedindo intervenção ligam alerta no PT

Aliados de Lula temem que decretação de garantia da lei e da ordem contribua para eleitor não ir votar em outubro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

A venda de camisetas com referência ao artigo 142 da Constituição na convenção do PL deste no domingo (24) intensificou a preocupação de integrantes da campanha do PT com o índice de abstenção nas eleições em outubro, principalmente no segundo turno.

Esse artigo disciplina o papel dos militares e é usado por bolsonaristas como argumento para defender que existe previsão legal para intervenção militar no país.

Camisetas são vendidas na porta do local onde ocorre a convenção nacional do PL que oficializará a candidatura do presidente Jair Bolsonaro
Camisetas são vendidas na porta do local onde ocorre a convenção nacional do PL que oficializará a candidatura do presidente Jair Bolsonaro - Ana Luiza Albuquerque/Folhapress

Há o receio de que uma eventual escalada no nível de violência política leve a um cenário que justifique o presidente Jair Bolsonaro (PL) decretar um estado de garantia da lei e da ordem (GLO), também previsto no artigo 142. Na GLO, a Presidência da República transfere para o Exército parte da responsabilidade das polícias militares na área de segurança pública.

Essa situação poderia deixar os eleitores receosos em sair de casa e contribuir para um índice de abstenção ainda maior do que o observado em outras eleições, temem auxiliares do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em 2018, tanto no primeiro quanto no segundo turno, cerca de 20% não compareceram à urna.

Por isso a recomendação é evitar o "salto alto" e trabalhar para ganhar a eleição já no primeiro turno, hipótese ainda considerada remota. Isso porque a análise de integrantes da campanha é de que o clima pode se acirrar ainda mais no segundo turno.

Além disso, a sexta-feira anterior à realização do segundo turno, dia 28 de outubro, é dia do Servidor Público, considerado ponto facultativo em alguns estados e no Distrito Federal. O final de semana esticado também pode contribuir para a ausência nas urnas.

Ambulantes vendiam uma camisa com referência ao artigo 142 da Constituição Federal no Maracanãzinho, onde aconteceu a convenceu que confirmou Bolsonaro como candidato à reeleição no domingo.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.