Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu datafolha

Campanha de Bolsonaro comemora Datafolha entre mulheres e mira eleitor arrependido

Na avaliação de aliados do presidente, números refletem estratégia que inclui a primeira-dama

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Apesar do cenário de estagnação no Datafolha divulgado nesta quinta-feira (28), a campanha do presidente Jair Bolsonaro (PL) viu motivos para comemorar.

Aliados avaliaram a subida entre as mulheres como o primeiro reflexo prático de uma estratégia que incluiu a participação da primeira-dama, Michelle Bolsonaro.

Na pesquisa, realizada de 27 a 28 de julho, Bolsonaro subiu de 21% para 27% de intenções de voto femininas em relação à rodada anterior, de 22 e 23 de junho. Ainda perde com larga distância de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que tinha 49% antes e oscilou negativamente para 46%.

A primeira-dama, Michelle Bolsonaro, na convenção nacional do PL. (Foto: REUTERS/Ricardo Moraes) - REUTERS

A aposta é que o mesmo vai acontecer no eleitorado mais pobre quando o novo Auxílio Brasil começar a vigorar, em agosto. Esse cenário econômico, incluindo a redução nos preços dos combustíveis, deve ser absorvido mais no próximo mês, avaliam aliados.

O resultado do Datafolha é visto como positivo porque, na avaliação de auxiliares do presidente, acentua movimentações em um eleitorado fora da bolha. Dentro dessa perspectiva, consegue captar melhor as mudanças na prioridade deste momento: o bolsonarista arrependido. É esse voto que eles pretendem recuperar, a menos de três meses das eleições.

Há a leitura ainda, nova entre os estrategistas do presidente, que os ataques às urnas eletrônicas dos últimos dias não causaram danos. A percepção agora é de que seu eleitor e aqueles que estão buscando já precificaram a posição do chefe do Executivo.

A mais recente pesquisa do Datafolha sobre a corrida presidencial de outubro indica a manutenção do cenário aferido na rodada anterior, em junho, com Luiz Inácio Lula da Silva (PT) apresentando uma vantagem de 18 pontos sobre Jair Bolsonaro (PL) no primeiro turno.

O ex-presidente tem 47% das intenções de voto, o mesmo patamar anterior, enquanto o atual ocupante do Palácio do Planalto oscilou positivamente um ponto, com 29%. A margem de erro do levantamento, contratado pela Folha

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.