Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Folhajus

Conselho dos Direitos Humanos vai a favelas apurar violações a liberdade de imprensa e expressão

Serão ouvidos 22 coletivos; relatório será encaminhado às autoridades com sugestões

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O Conselho Nacional dos Direitos Humanos (CNDH) vai a favelas e periferias da região metropolitana do Rio de Janeiro em uma missão sobre liberdade de expressão e direito à comunicação a partir desta segunda-feira (18).

Serão ouvidos comunicadores de diferentes coletivos, mídias e organizações que atuam em favelas como Maré, Jacarezinho, Alemão, Acari e outras.

0
Vista aérea Rio de Janeiro. (Foto: Ricardo Borges/Folhapress) - Folhapress

A agenda foi construída a partir da escuta do conselho sobre a intensificação de casos de ataques à imprensa e violações à liberdade de expressão no país de modo geral. Ela se insere também em um contexto de violência política pré-eleitoral.

A ideia é mapear os principais obstáculos ao exercício do jornalismo e da comunicação nessas regiões, tanto no que se refere a episódios de intimidação, quanto aos desafios de infraestrutura, ausência de políticas públicas que promovam o jornalismo local e o papel da comunicação.

Com esse material, o conselho vai produzir um relatório que será entregue às autoridades, com recomendações de medidas e ações a serem tomadas que visem a garantir a ampliação do pleno exercício da liberdade de expressão.

O objetivo é fortalecer o canal de interlocução com jornalistas e comunicadores, atuando a partir dessas localidades, registrar os obstáculos enfrentados por estes grupos e pedir ao poder público medidas que ajudem a garantir sua atuação.

Os encontros, que seguem até terça-feira (19), terão a participação de 22 coletivos, entre eles, Garotas da Maré, Agência Palafitas, Observatório de Favelas, Voz da Comunidade e outros.

O CNDH é um órgão formado por representantes do Poder público e da sociedade civil. Ele se reúne mensalmente e está vinculado administrativamente ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.