Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu congresso nacional

Deputado que denunciou Bolsonaro é destaque em índice de produção legislativa

Luís Miranda ficou entre os primeiros no Legisla Brasil, que considera, entre outros pontos, a relevância dos projetos apresentados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O deputado federal Luís Miranda (Republicanos-DF) é um dos destaques em produção desta legislatura de acordo com o Índice Legisla Brasil. O parlamentar foi quem acusou o presidente Jair Bolsonaro (PL) de ter prevaricado em relação à compra das vacinas contra a Covid-19.

O índice, que será lançado na próxima semana, leva em consideração pontos como apresentação de projetos individuais, protagonismo e relevância dessas autorias, além do número de votos em separado, substitutivos e relatorias e presença em plenário.

Outro destaque nessa categoria produção legislativa foi o deputado Kim Kataguiri (União-SP).

O deputado Luis Miranda (Republicanos-DF) conversa com jornalistas ao sair da CPI da Covid no Senado. (Foto: Pedro Ladeira/Folhapress, PODER) - Folhapress

O levantamento inédito também revela o desempenho dos parlamentares na fiscalização do governo e, nessa categoria, há destaques em um amplo espectro ideológico. Dentre os que se saíram melhor nesse índice estão Érika Kokay (PT-DF), Alessandro Molon (PSB-RJ) e Paulo Ganime (Novo-RJ).

Neste caso, foram considerados o número de solicitações de informações, emendas de medidas provisórias e no orçamento, além de propostas de fiscalização e controle protocoladas.

O Índice Legisla Brasil avalia o trabalho dos parlamentares a partir de indicadores sobre produção legislativa, fiscalização, mobilização e alinhamento partidário, e será lançado na semana que vem no site da iniciativa.

É uma criação da Legisla Brasil, organização especialista em gestão pública legislativa, em parceria com a economista Olivia Carneiro. Foi desenvolvido por especialistas da UnB (Universidade de Brasília) com base em referências acadêmicas do Brasil e do exterior para criar um indicador base que permita avaliar de forma objetiva a eficiência da atividade parlamentar.

As suspeitas em relação à compra da Covaxin pelo governo Bolsonaro foram reveladas pela Folha, com a divulgação do depoimento de Luís Ricardo Miranda, chefe da divisão de importação do Ministério da Saúde. Ele é irmão do deputado com o mesmo nome.

Ele disse ao Ministério Público Federal que recebeu uma "pressão atípica" para agilizar a liberação da Covaxin, desenvolvida pelo laboratório Bharat Biotech. O deputado afirmou ter levado às suspeitas a Bolsonaro, que nada teria feito. A PF (Polícia Federal), no entanto, concluiu que não houve crime de prevaricação.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.