Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Itamaraty

Diplomatas avaliam que reunião de Bolsonaro com embaixadores é desgaste certo

Representantes reportarão a seus países um cenário do presidente atacando a democracia, ou de preocupação com a legitimidade das eleições, projetam servidores

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

Diplomatas de carreira avaliam que a reunião desta segunda-feira (18) do presidente Jair Bolsonaro (PL) com embaixadores, na qual fez ataques às urnas e ao sistema eleitoral brasileiro, é mais um episódio de desgaste da imagem do país.

Os profissionais traçam duas possibilidades nos relatórios que os embaixadores convidados farão aos seus países de origem. Aqueles com democracias consolidadas, por exemplo, devem apresentar um cenário no qual o presidente da República ataca o regime democrático e suas bases. Outros, mais alinhados à direita, podem reportar preocupação com a legitimidade dos resultados das eleições em outubro.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) caminha pelo Palácio da Alvorada ao lado do ex-ministro general Braga Netto. (Foto: Pedro Ladeira/Folhapress, PODER) - Folhapress

Em qualquer um dos cenários, no entanto, a saia justa fica, depois, para o Itamaraty, que precisará contornar a situação, reafirmando a segurança do sistema eleitoral e o compromisso de Bolsonaro com a democracia.

Diplomatas ouvidos em reserva relatam constrangimento porque, embora os convites tenham saído formalmente da Presidência da República, alguns atuaram nos bastidores para garantir a presença dos embaixadores. Um encontro esvaziado poderia ser ainda pior, por evidenciar um possível isolamento de Bolsonaro e falta de força do ministro Carlos França.

Bolsonaro fez uma reunião nesta segunda com dezenas de embaixadores estrangeiros no Palácio da Alvorada para repetir teorias da conspiração sobre urnas eletrônicas, desacreditar o sistema eleitoral e atacar ministros do STF (Supremo Tribunal Federal).

O chefe do Executivo concentrou suas críticas nos ministros Alexandre de Moraes, Edson Fachin e Luís Roberto Barroso.

O mandatário acusou o grupo de querer trazer instabilidade ao país, por desconsiderar as sugestões das Forças Armadas para modificações no sistema, a menos de três meses da disputa.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.