Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Equipe de Bolsonaro tenta conter ação de opositores contra convenção do PL

Apoiadores de Lula têm reivindicado ingressos sem a intenção de comparecer ao evento para esvaziá-lo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A equipe de campanha de Jair Bolsonaro (PL) entrou em ação para normalizar os acessos e filtrar apoiadores do ex-presidente Lula (PT) que têm agido para esvaziar a convenção nacional do PL no Rio de Janeiro, no domingo (24).

Esses simpatizantes do ex-presidente têm acessado a plataforma virtual que disponibiliza os ingressos para o evento e reivindicado entradas, mas sem a intenção de comparecer. A ideia é a de frustrar a expectativa da campanha do presidente de que o Maracanãzinho, local que abrigará o encontro, fique cheio.

Jair Bolsonaro (PL) durante evento no Palácio do Planalto
Jair Bolsonaro (PL) durante evento no Palácio do Planalto - Pedro Ladeira-11.jul.2022/Folhapress

Para a equipe de campanha de Bolsonaro, o problema é contornável, especialmente porque a estratégia foi colocada em prática com razoável antecedência. Caso tivesse acontecido na antevéspera ou na véspera, seria mais difícil, avaliam.

A ideia dos apoiadores de Lula teve inspiração em mobilização realizada por opositores de Donald Trump nas eleições presidenciais norte-americanas, em 2020, quando os críticos do então presidente conseguiram promover um boicote à convenção do Partido Republicano em Tulsa, cidade localizada em Oklahoma.

Na ocasião, eles contaram com a ajuda de usuários de TikTok e fãs de K-pop (música pop coreana) na estratégia de conseguir o maior número possível de ingressos em uma plataforma virtual.

A equipe da campanha já trabalha no discurso de Bolsonaro, que deve ser o único a falar, para evitar ciumeira dos apoiadores. Após a conclusão de um esqueleto do texto, ele passará pelos ministros mais próximos, pelos presidentes de partido para, ao final, ser avalizado pelo presidente.

A ideia é focar em agendas positivas, falar sobre as mudanças no Auxílio Brasil e deixar de lado o ataque às urnas eletrônicas, por exemplo. Por orientação da equipe de marketing, ele irá argumentar que precisa de mais quatro anos de mandato. Bolsonaro deve memorizar e seguir uma cola, mas seus auxiliares afirmam que ele é imprevisível e pode deixar os conselhos de lado.

Ao estilo rock star, o palco será em formato de um T, para que o chefe do Executivo fale mais próximo dos apoiadores presentes. Nessa posição de maior destaque, somente a primeira-dama Michelle Bolsonaro estará ao seu lado.

Antes do evento, nesta quarta-feira (20), Bolsonaro terá outra aparição pública. Ele deve ir ao estádio Mané Garrincha assistir ao jogo entre Flamengo e Juventude.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.