Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Folhajus

Justiça tranca inquérito sobre possível fraude eleitoral de casal Moro

Sergio e Rosângela obtiveram liminar no TRE que interrompeu inquérito sobre transferência de domicílio

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo concedeu liminar ao casal Sergio e Rosângela Moro nesta terça-feira (26) e trancou inquérito policial que investiga possível má-fé de ambos na transferência de domicílio eleitoral do Paraná para São Paulo.

O casal Sergio e Rosângela Moro em evento com apoiadores em SP - Divulgação

No mês passado, a transferência do ex-juiz foi negada pela Justiça Eleitoral, após uma ação apresentada pelo deputado federal Alexandre Padilha (PT-SP) e pelo diretório municipal do PT.

Como resultado, Moro disputará o Senado pelo Paraná. Já a mudança de domicílio de sua mulher foi aceita, e ela tentará mandato de deputada federal por São Paulo. Ambos são filiados ao União Brasil.

Além da questão eleitoral, foi aberto um procedimento policial a partir de denúncia da empresária Roberta Moreira Luchsinger. Ela afirmou que a mudança de domicílio eleitoral do casal teria se dado mediante possível fraude e informação falsa no cadastro eleitoral.

Sergio e Rosângela pediram o trancamento do inquérito, que foi rejeitado pela Quinta Zona Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de São Paulo.

Em recurso, o advogado deles, Gustavo Guedes, argumentou que há "ausência de justa causa para a continuação das apurações, que, diante de tudo já verificado, servirá tão somente para constranger os pacientes [Sergio e Rosângela]".

A argumentação foi aceita pelo juiz Marcio Kayatt, que concedeu liminar até o julgamento do mérito. Segundo ele, "as razões invocadas sugerem, ao menos em um exame superficial, que o requerimento de transferência eleitoral não se deu por meio de um expediente ardil (dolo genérico), residindo, neste ponto, a plausibilidade do direito invocado".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.