Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Lira diz a aliados que falas de Bolsonaro a embaixadores foram desnecessárias

Presidente da Câmara também disse que crise é prejudicial eleitoralmente para o chefe do Executivo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Em conversas com aliados, Arthur Lira (PP-AL) disse que a reunião que o presidente Jair Bolsonaro (PL) marcou com embaixadores para repetir mentiras sobre as urnas eletrônicas e fazer ameaças golpistas foi desnecessária e prejudicial eleitoralmente.

O presidente da Câmara optou por não comentar a crise publicamente e tem sido criticado por isso. Segundo esses aliados, ele explicou o silêncio dizendo que não tem nem o que comentar sobre o encontro e que se manifestar criticamente só prejudicaria as candidaturas que ele mesmo apoia.

Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara dos Deputados, durante pronunciamento sobre a Petrobras
Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara dos Deputados, durante pronunciamento sobre a Petrobras - Pedro Ladeira-21.jul.2022/Folhapress

Em encontro com dezenas de embaixadores no Palácio da Alvorada na segunda-feira (18), Bolsonaro tentou desacreditar o sistema eleitoral brasileiro.

Na ocasião, ele reciclou mentiras e teorias da conspiração, além de fazer ataques a ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) e do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

A fala foi rebatida por Rodrigo Pacheco (PSD), presidente do Senado, TSE, OAB, peritos e delegados da Polícia Federal, parlamentares de oposição e diversas outras instituições e entidades. Movimentos sociais avaliam retomar atos contra o presidente.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.