Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Lula escolhe Vale do Anhangabaú para primeiro comício de campanha

Ideia é relacionar espaço de luta pelo fim da ditadura militar com a contraposição do petista a Bolsonaro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) planeja fazer o primeiro comício oficial de sua campanha no Vale do Anhangabaú, centro de São Paulo, em 20 de agosto.

A escolha do local está marcada pelo simbolismo: em abril de 1984, milhares de pessoas ocuparam o espaço para o comício das Diretas Já, movimento que pedia o fim da ditadura militar e a volta de eleições diretas para presidente.

Na ocasião, Lula, Fernando Henrique Cardoso, Tancredo Neves, Leonel Brizola, Ulysses Guimarães, Miguel Arraes e Franco Montoro, adversários políticos, uniram-se nas manifestações contra a ditadura militar na capital paulista.

Lula (PT) participa de evento de pré-campanha em São Paulo
Lula (PT) participa de evento de pré-campanha em São Paulo - Marlene Bergamo-9.jul.2022/Folhapress

A referência a 1984 se encaixa na contraposição que a campanha do petista tem feito entre Lula e Jair Bolsonaro (PL), destacando ações autoritárias e falas golpistas do atual presidente.

"As Diretas foram uma campanha importante no nosso processo de conquista democrática. Agora também se coloca a importância da reorganização das organizações democráticas e do respeito à Constituição", diz o ex-ministro Luiz Marinho (PT), presidente do PT em São Paulo e coordenador-geral da campanha.

"O cidadão [Bolsonaro] parece que quer destruir o processo democrático. Nós queremos resgatar esse momento. Vamos buscar sempre aperfeiçoar, debater como a democracia pode avançar. No modo petista de governar, buscamos sempre incluir a democracia participativa, e não só a representativa. Tudo vale, menos questionar o processo democrático", completa.

Na época do ato das Diretas, foi divulgado que 1 milhão de participantes estiveram no evento. Cálculos feitos pelo Datafolha anos depois, no entanto, apontam que a região comportaria no máximo 400 mil pessoas.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.