Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

MDB divulga áudio de reunião que decidiu data da convenção de Tebet

Podcast mostra que não houve rejeição à proposta de 27 de julho; ala lulista pode judicializar a questão

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

A mais recente edição do MDBCast, podcast do MDB, traz trechos da gravação da reunião da Executiva do partido que aprovou a data de 27 de julho para a realização da convenção em que deve ser homologado o nome da senadora Simone Tebet (MS) como candidata da legenda.

O evento tem sofrido ameaça de judicialização de uma ala do MDB que defende a retirada do nome de Tebet e o apoio à candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Pré-candidata do MDB, Simone Tebet
Pré-candidata do MDB, Simone Tebet, discursa em Brasília - Sérgio Lima/AFP

No trecho da reunião, realizada em 15 de julho, o presidente nacional do MDB, Baleia Rossi (SP), abre para os participantes a possibilidade de opinarem sobre a data. O deputado federal Flaviano Melo, presidente do MDB Acre, questionou o horário inicialmente escolhido para começar a convenção, 9h —7h no Acre.

"Presidente, boa tarde a todos os membros da Executiva, eu só gostaria de lembrar que 9h no Brasil [sic] é 7h lá no Acre. Não pode colocar às 10h? 10h aí já são 8h da manhã", disse. Baleia Rossi, na sequência, pergunta aos participantes da reunião, realizada pelo zoom, se eles concordavam com o horário de 10h às 14h.

Ao final do encontro, que durou cerca de uma hora, Baleia Rossi anunciou o indicativo de aprovação da convenção para 27 de julho. A votação para titulares ocorrerá das 10h às 13h e para os suplentes, de 13h às 14h.

O podcast também traz trechos da entrevista concedida por Michel Temer ao UOL em que ele fala sobre a candidatura de Simone Tebet.

"O nome da Tebet já está consolidado no MDB. A grande maioria dos diretórios estaduais apoiarão na convenção o nome da Tebet. Aí eu reconheço, há muita gente, até se divulga pela imprensa, que muitos empresários, muita gente pleiteia que eu assuma a candidatura. Mas eu não tenho essa disposição, em primeiro lugar. Em segundo lugar, eu também respeito a decisão partidária que é a candidatura da Simone Tebet", disse, na entrevista.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.