Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

MDB não deve ter candidato a deputado federal em dois estados

No Espírito Santo, partido não conseguiu montar nominata; no Piauí, houve filiações cruzadas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O MDB, que confirmou nesta semana a candidatura presidencial da senadora Simone Tebet (MS) como forma de se reposicionar politicamente, não deve ter candidatos a deputado federal em duas unidades da federação.

No Espírito Santo, disputas internas levaram à dificuldade de montar uma nominata competitiva. Lá, a senadora Rose de Freitas (MDB) disputará a reeleição na chapa do governador Renato Casagrande (PSB).

A senadora e presidente da Comissão de Orçamento do Congresso, Rose de Freitas (MDB-ES). (FOTO: Antonio Molina/Folhapress) - Folhapress

Já no Piauí, para unir forças, o diretório local traçou uma estratégia com o PSD. O MDB filiou todos os candidatos a deputado estadual, enquanto o partido de Gilberto Kassab concentrou as candidaturas a federal, em uma espécie de federação improvisada.

As legendas este ano têm priorizado a formação de grandes bancadas na Câmara porque é a primeira vez em que as coligações estão proibidas pela cláusula de barreira. Além de determinar a sobrevivência dos partidos, os federais também influenciam a distribuição de recursos do fundo eleitoral e do partidário.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.