Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Ministério Público considera inconstitucional lei que dá superpoderes a prefeito de SP

Para o órgão, possibilidade de incluir novos serviços nos contratos fere isonomia e impessoalidade

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O Ministério Público do Estado de São Paulo considerou inconstitucionais trechos da lei que autoriza a prefeitura da capital a prorrogar contratos sem licitação.

De acordo com especialistas ouvidos pela Folha, a legislação, aprovada a toque de caixa no final de 2021, dá superpoderes para o prefeito Ricardo Nunes (MDB).

No parecer, o subprocurador-geral de Justiça Wallace Paiva Martins Junior afirma que a possibilidade de incluir investimentos não previstos no contrato inicial amplia "genérica e demasiadamente o objeto contratual, fornecendo ao parceiro privado oportunidade não antevista na licitação precedente, o que significa quebra sensível da isonomia e da impessoalidade e da observância da regra da licitação".

O refeito de São Paulo, Ricardo Nunes, na abertura do seminário Perspectivas do Turismo no Estado de São Paulo. (Foto: Jardiel Carvalho/Folhapress - SUP. ESPECIAIS). - Folhapress

Para ele, novos investimentos devem guardar "correlação lógica" para evitar que a expressão indeterminada leve à inclusão de serviços sem relação com o objeto da concessão.

O subprocurador-geral destaca ainda a necessidade de a legislação prever mecanismos para desestimular eventuais inexecuções ou atrasos nas obrigações, com a possibilidade de desconto anual de reequilíbrio ou pagamento adicional de outorga. Dessa forma, impede que tais atrasos justifiquem a prorrogação de contratos indevidamente.

O projeto de lei de autoria do Executivo foi aprovado após votação feita a às pressas no ano passado, com a possibilidade de gestão Nunes já aplicar a regra em concessões bilionárias da cidade de São Paulo. O projeto foi sancionado neste ano.

Antes, a prorrogação era possível somente quando havia a previsão contratual. Com a nova lei, não há mais a necessidade dessa previsão.

Além disso, é possível antecipar a prorrogação de contratos e incluir novos serviços. Outro ponto do projeto permite fazer a relicitação de serviços quando as obrigações contratuais não forem cumpridas ou quando houver incapacidade de honrar as obrigações assumidas originalmente.

Quando o projeto foi aprovado, a prefeitura afirmou que as prorrogações e relicitações já eram possibilidades previstas na lei federal e negou a possibilidade de ferir a transparência.

Procurada, a prefeitura de São Paulo, por meio da Procuradoria Geral do Município, informou que já se manifestou no processo afirmando a constitucionalidade da lei municipal, com as informações, e aguarda o julgamento.

A ação foi protocolada pelo diretório municipal do PT em São Paulo. O mérito ainda vai ser analisado pelo Tribunal de Justiça do estado.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.