Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Número 'absurdo e exagerado' de candidaturas de policiais preocupa parlamentares já eleitos em SP

De acordo com Capitão Augusto, só de PM's devem ser 150 postulantes, cinco vezes mais que média de anos anteriores

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Coordenador da Frente Parlamentar da Segurança Pública, o deputado Capitão Augusto (PL-SP) afirma que a quantidade de candidatos das polícias e forças de segurança em São Paulo este ano é "absurda e exagerada".

De acordo com as projeções da frente, serão só da Polícia Militar serão 80 da ativa e mais ou menos a mesma quantidade de aposentados em busca de um cargo eletivo. O número é cinco vezes maior do que a média em anos anteriores, quando de 30 a 40 concorriam. Se forem consideradas as demais forças, chega-se a 250.

Deputado federal Capitão Augusto (PL-SP) em reunião na Câmara. Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados - Michel Jesus/Câmara dos Deputad

"É um absurdo porque pulveriza, divide os votos. Vai ser muito difícil manter a nossa representatividade na próxima legislatura", avalia. Em 2018, foram eleitos oito deputados estaduais, seis federais e um senador.

Pelas contas do Capitão Augusto, a PM tem potencial de 1 milhão de votos, considerando um efetivo de 150 mil ativos e aposentados, e a capacidade de cada um influenciar outros sete eleitores próximos. Se concentrados, os apoios seriam suficientes para eleger cerca de 10 deputados federais.

Ele diz não saber o que motivou a explosão de candidaturas, mas especula que pode estar associado ao número maior de eleitos em 2018 impulsionados pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) ou ao fato de que, a partir das eleições em 2026, esses profissionais terão de cumprir uma quarentena para concorrer.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.