Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu congresso nacional

Oposição avalia que só fato novo salva CPI do MEC

Senadores vão insistir na judicialização e no discurso, mas reconhecem que o assunto esfriou

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

A oposição vai insistir na defesa da abertura imediata da CPI do MEC, mas reconhece que só um fato novo seria capaz de salvar o colegiado.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), anunciou após reunião com os líderes que daria encaminhamento à abertura da CPI, mas que os trabalhos só começariam após as eleições em outubro.

Os senadores que articulam a abertura buscam caminhos jurídicos e devem argumentar que, em outubro, não haveria tempo suficiente para o colegiado funcionar pelos 90 dias previstos no requerimento. Como é fim de legislatura, as CPIs precisam ser concluídas ainda este ano.

O Senador Randolfe Rodrigues protocola requerimento para instalação da CPI do MEC com 28 assinaturas. FOTO Gabriela Biló /Folhapress, POLITICA) - Folhapress

Mas, na prática, entendem que o problema é mais político que jurídico. Com o recesso próximo e com o assunto esgotado no noticiário, somente novas revelações poderiam dar o fôlego necessário para os líderes indicarem os integrantes e, com isso, haver o mínimo necessário para os trabalhos começarem.

Apesar da articulação para a CPI do MEC só começar após o período eleitoral de 2022 para evitar que as investigações sejam contaminadas pela votação, o Congresso já abrigou uma CPI em circunstâncias similares no passado.

A CPI Mista dos Sanguessugas foi instalada em junho de 2006, a menos de quatro meses das eleições, para investigar esquema de fraude em licitações para compra de ambulâncias com verba do Ministério da Saúde. Ela funcionou até agosto, em plena campanha eleitoral.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.