Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

PT convida Paes para coordenar campanha de Lula como parte de acordo

Acerto incluiria retirada de apoio a Freixo e ingresso na chapa de Rodrigo Neves (PDT)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A costura do PT para retirar o apoio à candidatura ao governo do Rio de Marcelo Freixo (PSB) inclui um acordo com o prefeito da capital fluminense, Eduardo Paes (PSD), que se tornaria um dos coordenadores no estado da campanha de Lula.

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes - Fernando Frazão/Agência Brasil

Paes foi sondado para ser o principal articulador do ex-presidente no estado, mas prefere dividir a tarefa, por causa de suas funções como gestor. No pacote, o deputado estadual André Ceciliano (PT) disputaria o Senado na chapa que tem Rodrigo Neves (PDT) para o governo e Felipe Santa Cruz (PSD) vice.

"Com isso você leva o Rodrigo Neves a ser mais incisivo no apoio ao Lula, cria um constrangimento positivo para nós. E Lula terá dois palanques fortes no estado", diz o Jilmar Tatto, da Executiva Nacional do PT.

Para Washington Quaquá, ex-prefeito de Maricá (RJ), é preciso ampliar o apelo junto ao eleitorado. "O teto do Freixo são os 25% da esquerda zona sul", diz. Ele não vê problema em o PT participar do palanque de um pedetista. "O Rodrigo [Neves] já apoia mais o Lula que o Ciro [Gomes]".

Mesmo petistas que defendem o acordo com Freixo não escondem a frustração com a insistência do PSB com Alessandro Molon para o Senado.

"Acho que o PT deve continuar apoiando o Freixo e cobrar o acordo do PSB no Rio", diz Paulo Teixeira, secretário-geral da sigla.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.