Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

PT e PP fecham aliança que deve aproximar Lula do agro

Chapa Lula-Alckmin apoiará campanha do ruralista Neri Geller, do PP, para o Senado no Mato Grosso

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

PT e PP fecharam nesta terça-feira (12) um acordo para que a candidatura ao Senado de um dos principais líderes da bancada ruralista, o deputado Neri Geller (PP), seja apoiada pela chapa de Lula (PT) e Geraldo Alckmin (PSB) no Mato Grosso.

A aliança foi sacramentada em reunião em Brasília que teve a participação de Geller, Lula, Geraldo Alckmin, Gleisi Hoffmann, Aloizio Mercadante, José Guimarães e o senador Carlos Fávaro (PSD).

 Neri Geller, de terno, fala ao microfone
Deputado federal Neri Geller, do PP de Mato Grosso, em audiência na Cãmara dos Deputados - Paulo Sergio/Câmara dos Deputados

Alckmin, que entrou em contato com Geller nos últimos dias para reforçar o movimento de aproximação, deverá fazer uma agenda no estado com o deputado nos próximos dias. Fávaro será um dos coordenadores da campanha de Lula no Mato Grosso.

Como mostrou a Folha, Geller é visto pelo PT como uma possível ponte entre Lula e o agronegócio. Ele é empresário, produtor rural e próximo de figuras de referência no setor, como Blairo Maggi.

O deputado, que foi ministro da Agricultura durante o governo Dilma Rousseff (PT), diz que foram alinhados compromissos com políticas para o setor agrícola em caso de vitória do PT.

Lula (PT) durante evento de pré-campanha em São Paulo
Lula (PT) durante evento de pré-campanha em São Paulo - Marlene Bergamo-9.jul.2022/Folhapress

"Discutimos infraestrutura, política agrícola e mercado internacional", afirma Geller.

"Por exemplo, reduzir as taxas de juros de programas essenciais para investimento na agricultura, como Moderfrota e Pronampe, manutenção de programas importantes, como o programa de armazenagem e de garantia de preço mínimo. [Tratamos de] Infraestrutura, envolvendo Ferrogrão, programas de ferrovias e a consolidação de programas como a BR-163", completa.​

A aliança pode marcar um ponto de virada na relação entre Lula e o agronegócio com vistas às eleições de outubro. O presidente passa a ter aliados de peso em segmento que em sua maioria está com Jair Bolsonaro e costuma ter forte resistência ao petista.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.