Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Itamaraty

Relatora de emenda das embaixadas se diz indignada com chanceler Carlos França

Senadora Daniella Ribeiro afirma que ministro não participou de costura sobre o tema

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Relatora da proposta de emenda constitucional que libera a possibilidade de parlamentares ocuparem embaixadas sem perderem os mandatos, a senadora Daniella Ribeiro (PSD-PB) se diz "indignada" com a conduta do ministro Carlos França (Relações Exteriores) sobre a matéria.

A senadora Daniella Ribeiro conversa com o colega Davi Alcolumbre durante sessão em agosto de 2020 - Waldemir Barreto/Agência Senado

"Fico indignada de ele querer aparecer só agora, depois de não ter se posicionado com relação a essa proposta, e querer posar de pai da criança após termos decidido dar mais tempo para a tramitação da matéria", afirmou a senadora ao Painel.

França disse ao jornal O Globo que estava prestes a cancelar uma viagem internacional para ajudar na articulação contra a emenda, quando recebeu um telefonema nesta sexta (8) do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), comunicando sobre o adiamento da tramitação da emenda.

Ribeiro afirmou que a decisão de postergar a matéria já estava tomada desde a última quarta-feira (6), quando ela se reuniu com oito diplomatas brasileiros (sete da ativa e um aposentado), em que eles argumentaram contra a emenda.

Uma preocupação externada foi quanto à possível perda de atratividade para a carreira diplomática caso postos fossem abertos para composições políticas.

"Imediatamente fui ao Davi [Alcolumbre, autor da emenda] e disse que precisaria de mais prazo para debater essa questão, ouvir novos pontos de vista", afirmou a relatora. Ambos acertaram que a emenda não seria votada antes do recesso de julho, o que foi comunicado a Pacheco.

Como mostrou o Painel, Ribeiro afirma que desde que se tornou relatora da emenda, em março, teve de lidar com uma suposta omissão do Itamaraty sobre o tema.

A senadora diz que não houve articulação por parte de França, que teve com ela apenas uma conversa telefônica de menos de dez minutos, na qual teria feito perguntas e comentários genéricos.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.