Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Rodrigo Garcia quer anunciar nome de vice no sábado, durante convenção do PSDB

Ideia é mostrar que partidos coligados estão unidos em torno da escolha

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), pretende anunciar no sábado (30) o vice que comporá sua chapa na disputa pela reeleição.

A ideia é que o anúncio ocorra durante convenção do PSDB e do Cidadania, que será realizada no Ginásio do Ibirapuera, a partir das 10h.

A ideia do tucano é que a realização do anúncio na convenção mostre que os os partidos aliados estão unidos em torno da escolha e concentrarão esforços para promover a chapa.

"Os partidos aliados agora têm que deixar o governador tranquilo para tomar a decisão que julgar a mais correta", diz o deputado federal Geninho Zuliani (União Brasil), um dos cotados para a vaga de vice.

O governador Rodrigo Garcia (PSDB) durante evento em São Paulo
O governador Rodrigo Garcia (PSDB) durante evento em São Paulo - Mathilde Missioneiro-20.nov.2019/Folhapress

Além dele, o deputado Alexandre Leite (União Brasil), o economista Henrique Meirelles (União Brasil), o médico Cláudio Lottenberg (União Brasil) e o ex-secretário municipal de Saúde Edson Aparecido (MDB) também são analisados.

Em acerto inicial, a vaga ficaria com o MDB, que, por meio do prefeito Ricardo Nunes (MDB), indicou Aparecido. O União ficaria com o posto de disputa ao Senado, para o qual lançaria o apresentador José Luiz Datena.

No entanto, após Datena deixar o partido e desistir da disputa, o contexto mudou.

O União Brasil apresentou o argumento de que em 2024 o MDB poderia ficar com o comando da prefeitura e do governo do estado, caso Rodrigo Garcia se reeleja e deixe o posto para tentar disputar a Presidência ou o Senado e Ricardo Nunes se reeleja na prefeitura.

No cenário com um indicado do União Brasil na vice, a vaga para o Senado ficaria com o MDB, que escolheria uma mulher para o posto. O grupo de Garcia considera fundamental que haja uma mulher na chapa.

Simone Marquetto, ex-prefeita de Itapetininga, e Gabriela Manssur, ex-promotora, são as favoritas na disputa.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.