Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Senador do PT pede impeachment de Bolsonaro por reunião com embaixadores

Jean Paul Prates aponta crime de responsabilidade pelo uso da TV Brasil para ataques ao sistema eleitoral

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O líder da minoria no Senado, Jean Paul Prates (PT-RN), protocolou nesta quarta-feira (20) mais um pedido de impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro (PL) por conta da reunião com os embaixadores no Palácio da Alvorada.

Ele aponta crime de responsabilidade pelo uso do canal público, a TV Brasil, para o presidente fazer ataques ao sistema eleitoral brasileiro e às instâncias do Poder Judiciário.

Homem grisalho de barba fala em púlpito com dois microfones
Em discurso, à tribuna, o líder da Minoria, senador Jean Paul Prates (PT-RN). - Roque de Sá/Agência Senado

O senador afirma ainda que as declarações de segunda-feira (18) configuram comportamento incompatível com a dignidade, a honra e o decoro do cargo, também passível de penalização pela lei do crime de responsabilidade.

O senador argumenta que as ilações feitas por Bolsonaro não têm base concreta e que a suposta solução, o voto impresso, já foi analisada e rejeitada pelo Congresso Nacional.

"Em que pese estar no pleno exercício do poder, o presidente denunciado não teve maioria política para sequer aprovar a emenda constitucional sobre a matéria, não podendo colocar em dúvidas questões que não conseguiu resolver pelo viés político", afirma no pedido.

Este é o 144º pedido de impeachment protocolado contra Bolsonaro. A decisão sobre dar andamento ou não cabe ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que vem ignorando as reclamações.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.