Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu pirataria

Sindicato disponibiliza estudos omitidos pela Receita em site

Instituição alegou estar se adequando à legislação eleitoral, mas retirada das informações da página na internet não ocorreu em outros pleitos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O Sindfisco, sindicato que representa auditores da Receita Federal , decidiu disponibilizar em seu portal na internet os estudos que foram subtraídos do site oficial do órgão.

O Painel revelou na quinta-feira (30) que publicações sobre estudos fiscais e aduaneiros, sobre, por exemplo, distribuição de renda, carga tributária e contencioso administrativo, foram removidas temporariamente para "adequação às regras impostas pelo período de defeso eleitoral".

Tributaristas consultados pelo Painel, no entanto, afirmam que em pleitos anteriores essas informações continuaram disponíveis. São pesquisas com dados macroeconômicos, sem identificar indivíduos, portanto, sem risco de configurar campanha eleitoral.

0
Fachada do Prédio da Superintendência da Receita Federal em Brasília. (FOTO: Antonio Molina/Folhapress) - Folhapress

Para Isac Falcão, presidente da entidade, a retirada dos dados do site da Receita é um absurdo.

"A Receita subtrair esses dados sem fundamentação, ou com uma fundamentação muito deficiente, uma fundamentação genérica, dizendo que tem a ver com a legislação eleitoral, mas sem dizer que dispositivo estaria sendo ferido, que dispositivo que impediria a divulgação desses dados agregados, isso é um absurdo. É muito prejudicial para o país", disse ao Painel.

Segundo ele, os dados são fundamentais para subsidiar estudos voltados para o desenvolvimento de políticas públicas. "Um país que pretenda se desenvolver de forma sustentável e reduzindo as desigualdades sociais e regionais, precisa de ter dados, precisa ter diagnóstico, precisa de planejamento, precisa se organizar. E para isso os dados agregados da Receita Federal são fundamentais."

O Departamento de Estudos Técnicos do Sindfisco busco em seu acervos as pesquisas das quais dispunha para disponibilizar para a comunidade acadêmica e quem mais precisar dos dados. As informações já estão disponíveis no site da entidade.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.