Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

TRE do Paraná desmente relação com instituto que auditará voto para Bolsonaro

Dirigente de entidade disse que órgão eleitoral validou modelo e orientou trabalho

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Diretor do instituto chamado pelo PL para auditar a eleição, o engenheiro Carlos Rocha apresenta como credencial para o sistema de conferência de voto eletrônico que defende uma suposta chancela do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná.

Técnico da Justiça Eleitoral faz demonstração de como funciona a urna eletrônica - Agencia Enquadrar

A corte, no entanto, diz que tal ligação não existe. "Não há nenhum vínculo ou relação do tribunal com a entidade", declara, por meio de sua assessoria.

Rocha defende a criação de um certificado digital para o voto, que poderia ser conferido pelo eleitor na tela e eventualmente impresso. A alternativa foi criada pela associação Grita!, da qual ele é um dos fundadores.

"A solução do Grita! foi validada pelo TRE do Paraná e apresentada ao TSE, TCU, à deputada Bia Kicis e outros parlamentares e à Associação Nacional de Certificação Digital", disse ele em mensagem à Folha em maio do ano passado.

No mesmo mês, em live com as deputadas bolsonaristas Bia Kicis (PL-DF), Carla Zambelli (PL-SP) e Greyce Elias (Avante-MG) e o ex-senador Magno Malta (PL-ES), repetiu o argumento.

"Contamos neste trabalho com apoio e orientação do TRE do Paraná, que nos ajudou, orientou, nos mostrou os melhores caminhos", declarou.

Ao Painel, Rocha disse que as conversas com o TRE-PR foram "informais", entre o final de 2020 e início de 2021. Ocorreram "seis ou sete contatos" com técnicos da corte, segundo ele.

Embora ele tenha dito anteriormente que a corte "validou" a certificação, os contatos tiveram na verdade um caráter de troca de ideias, como o engenheiro admite.

"Os representantes do tribunal orientaram o melhor caminho que poderíamos seguir, o que poderia fazer mais sentido naquele momento. Discutimos ideias de melhoria, se a gente estava na direção correta", afirma. Dessas conversas, afirma o engenheiro, surgiu a sugestão para entrar em contato com técnicos do TSE. Reuniões virtuais com representantes da corte superior ocorreram duas vezes.

No final de 2021, Rocha criou uma nova entidade, o Instituto Voto Legal, que foi contactado pelo PL para fazer o acompanhamento da eleição. Até o momento, contudo, não foi assinado contrato com o partido, diz ele.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.