Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Após deixar prefeitura, irmão de Bolsonaro deve ser empregado pelo PL na eleição

Renato Bolsonaro se dedicará às campanhas de bolsonaristas em São Paulo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Irmão do presidente, Renato Bolsonaro deverá ser empregado pelo PL para se dedicar a campanhas em SP, com salário de ao menos R$ 20 mil.

Ele deixou o cargo de chefe de gabinete na Prefeitura de Miracatu (SP), no começo de agosto, para ajudar Tarcísio de Freitas (Republicanos) para o governo, Marcos Pontes (PL) para o Senado e Mosart Aragão (PL) para deputado federal.

Renato Bolsonaro e Jair Bolsonaro durante evento no Vale do Ribeira, em São Paulo
Renato Bolsonaro (de branco) e Jair Bolsonaro durante evento no Vale do Ribeira, em São Paulo - Adriano Vizoni-3.set.2020/Folhapress

Renato tem acordo com o prefeito Vinicius Brandão (PL) para voltar a ocupar o antigo posto após as eleições.

Para evitar acusações de favorecimento, o PL pretende remunerar o irmão de Jair Bolsonaro (PL) pela tarefa com recursos próprios, advindos de contribuições de parlamentares, e não com valores provenientes dos fundos partidário ou eleitoral.

O entendimento entre líderes do partido é de que Renato precisa dos recursos e será remunerado pelos serviços prestados, sem qualquer irregularidade.

A Folha mostrou atuação de Renato em Miracatu como mediador informal de demandas de prefeitos do estado de São Paulo interessados em verbas federais para obras e investimentos.

A reportagem identificou em 20202 a participação do irmão do presidente na liberação de dinheiro para ao menos quatro municípios do litoral e do Vale do Ribeira, região de origem da família Bolsonaro.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.