Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu América Latina

Criticada por Bolsonaro, Nicarágua participou de reunião de presidente com embaixadores

Relação do PT com o ditador Daniel Ortega tem sido explorada pelo chefe do Executivo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Citada por Jair Bolsonaro (PL) nos últimos dias como exemplo do apreço do PT por ditaduras, a Nicarágua foi convidada pelo governo para a já famosa reunião com embaixadores, em que o presidente questionou a confiabilidade do processo eleitoral.

Na lista de participantes do evento, obtida pelo Painel via Lei de Acesso à Informação, consta a presença de Lorena del Carmen Martinez, embaixadora no país centro-americano.

A Nicarágua é uma ditadura governada por Daniel Ortega, que tem laços históricos com o PT e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Imagem divulgada pela assessoria de Daniel Ortega mostra o ditador da Nicarágua ao lado da mulher, a número 2 do regime, Rosario Murillo, após votar em Manágua
Imagem divulgada pela assessoria de Daniel Ortega mostra o ditador da Nicarágua ao lado da mulher, a número 2 do regime, Rosario Murillo, após votar em Manágua - Cesar Perez - 7.nov.21/Divulgação Presidência/AFP

Essa proximidade vem sendo explorada pelo presidente como evidência da falta de compromisso petista com a democracia. Um exemplo ocorreu na resposta dada por Bolsonaro à Carta aos Brasileiros lida na quinta-feira (11).

"Acredito que a 'carta pela democracia', que foi lida na micareta do PT, teve algumas de suas páginas rasgadas, principalmente nas partes em que deveriam repudiar o apoio, inclusive financeiro, a ditaduras como Cuba, Nicarágua e Venezuela", afirmou Bolsonaro.

Ele também mencionou o caso nicaraguense em encontro recente que teve com a Febraban.

Bolsonaro fala a embaixadores
Bolsonaro durante evento com embaixadores - Reprodução

Na lista da reunião, não consta representante de Cuba. Já os venezuelanos foram representados pela diplomata Maria Teresa Belandrio, enviada do autoproclamado presidente do país, Juan Guaidó, no Brasil.

A reunião foi prestigiada por pouco mais da metade do corpo diplomático presente em Brasília.

Das 132 missões oficiais estrangeiras presentes no Brasil, 72 enviaram representantes, ou 54,5% do total. As outras 60, equivalentes a 45,5%, não se fizeram presentes.

Muitas, segundo o Painel apurou, simplesmente ignoraram o convite. Outras não puderam estar por não ter embaixador no país no momento, como Argentina, Chile e China. Outros importantes parceiros comerciais que não compareceram foram Japão, Singapura e Austrália.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.