Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Em plano de governo, Marçal promete levar Brasil ao 1º mundo até fim da década

Coach diz ainda que fará 40 anos em 4, ecoando slogan entoado por Lula

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Rifado pelo Pros da disputa presidencial, o coach Pablo Marçal preparou um programa de governo que tem o mesmo mote já externado por Luiz Inácio Lula da Silva (PT): fazer 40 anos em 4. O slogan é inspirado no "50 anos em 5", do ex-presidente Juscelino Kubitschek (1956-61).

Fotomontagem
O coach Pablo Marçal, que pretende ser candidato a presidente pelo Pros - pablomarcal1 no Instagram

Marçal diz que segue candidato, apesar da decisão partidária de apoiar Lula, ocorrida após uma decisão judicial ter mudado o comando da legenda. A briga deve terminar na Justiça.

Entre as promessas do coach no documento de 108 páginas estão transformar o Brasil em um país de Primeiro Mundo até o final desta década, ou seja, daqui a oito anos.

O documento programático tem também termos e frases de efeito típicos do universo da autoajuda, área de atuação de Marçal.

Ele propõe uma doutrina que batizou de "governalismo", baseada na ideia de que "cada brasileiro é único e nasceu com a missão de governar a si próprio, sua família e sua esfera de influência".

O governalismo teria três eixos: virtualização, empresarização e mudança de mentalidade, reunidas na sigla VEM.

O candidato divide a população brasileira em 12 categorias, que recebem nomes como desistente, acomodado, iludido, abundante e transbordante. Para cada uma delas há propostas específicas.

Outras propostas incluem a criação de "empresídios", para que empresas atuem dentro de penitenciárias, e a renegociação de dívidas de 70 milhões de brasileiros que estão no SPC (Serviço de Proteção ao Crédito), repetindo promessa de Ciro Gomes (PDT).

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.