Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Folhajus

Lula rejeita conciliação com homem que o ameaçou, e juíza cancela audiência

Empresário gravou material em que dispara contra alvos e xinga o ex-presidente repetidamente

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse à Justiça que não tem interesse em conciliação com José Sabatini, empresário que, em 2021, gravou vídeo em que ameaça atirar nele enquanto dispara uma arma. O presidenciável apresentou queixa-crime por injúria, calúnia e difamação.

Além do desinteresse, Lula afirmou que está sem tempo, devido às eleições. Diante disso, a juíza Paloma Carvalho, da comarca de Artur Nogueira (SP), cancelou tentativa de conciliação que aconteceria na segunda (16) e agendou para 23 de fevereiro uma audiência de instrução e julgamento.

Em gravação divulgada em março do ano passado, Sabatini, que é de Artur Nogueira, diz que Lula "vai ter problema" e dá tiros com uma arma de fogo em alvos pendurados em uma trave de futebol.

Ele também xinga Lula de "filho da puta" e "vagabundo" e diz que vai derramar seu próprio sangue, mas não admitirá que o petista transforme o Brasil em Venezuela.

Os representantes de Lula pedem R$ 50 mil referentes a danos morais e falam em efeito pedagógico. Eles dizem que só uma indenização significativa pode reprimir atitudes semelhantes às do empresário, que em sua defesa disse que o petista tentava enriquecer com o processo.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.