Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Novo corregedor quer retomada do trabalho presencial no Judiciário

Luís Felipe Salomão defende presença dos juízes nas comarcas para evitar 'ceder espaço' institucional

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

Ao tomar posse como corregedor do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), o ministro do STJ (Superior Tribunal de Justiça) Luís Felipe Salomão tem como uma de suas prioridades retomar o trabalho presencial no Judiciário.

Embora a cobertura vacinal contra o coronavírus já garanta condições para o retorno das atividades, o CNJ ainda não conseguiu criar uma regra nacional sobre o assunto, e cada tribunal faz sua própria regulamentação.

O ministro Luís Felipe Salomão, do Superior Tribunal de Justiça, durante entrevista em seu gabinete. - Pedro Ladeira/Folhapress

Para Salomão, os juízes precisam estar fisicamente nas comarcas para o Poder Judiciário "não ceder espaços". Há expectativa de resistência por parte dos magistrados, já que muitos defendem a manutenção das atividades de forma remota.

"Agora no pós-pandemia, principalmente nas pequenas comarcas, nas quais temos juízos únicos ou juízos múltiplos, é muito importante garantir que esse retorno ocorra de forma efetiva", diz Salomão. "Precisamos ter consciência disso, para não cedermos espaços do ponto de vista institucional."

O ministro tomará posse como corregedor nesta terça-feira (30), em cerimônia rápida que deverá contar com a participação do presidente Jair Bolsonaro (PL).

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.