Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Petistas apostam em Bivar como ponte com União Brasil para governo

Em eventual gestão Lula, dirigente poderia ajudar a abrir as portas no partido

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

Embora a provável neutralidade do União Brasil frustre petistas, que esperavam agregar a musculatura e o tempo de televisão da legenda à campanha de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), interlocutores do ex-presidente apostam que a sinalização possa render pontes no futuro.

Para o ex-governador do Piauí Wellington Dias, o aceno do deputado federal Luciano Bivar (União-PE), que abandonou a disputa presidencial, pode ajudar a aproximar o União de um eventual mandato de Lula para ajudar na governabilidade.

"O objetivo não é só vencer no primeiro turno [...], mas também ajudar na formação da base para governabilidade", diz Dias.

Deputado federal Luciano Bivar (União-PE) no lançamento da sua candidatura à Presidência. REUTERS/Adriano Machado - REUTERS

Segundo ele, as conversas com lideranças tanto do União quanto de outros partidos não coligados continuarão, com vistas a um possível governo.

Outro aliado menciona como alvos o também PSD, o MDB e até mesmo PP e PSDB.

O PT tem tentado pavimentar uma vitória no primeiro turno para evitar surpresas no segundo turno. Há receio até de que haja decretação de GLO (Garantia da Lei e da Ordem) e que, acuados, seus eleitores não compareçam às urnas.

A desistência de Bivar, no entanto, altera pouco o cenário eleitoral. Ele não chegou a pontuar no último Datafolha.

Bivar anunciou na convenção do União Brasil em Pernambuco que não disputaria a Presidência e indicou a senadora Soraya Thronicke (União-MS) para o pleito. Integrantes da legenda, no entanto, afirmam que o mais provável no momento é abandonar a corrida e liberar os diretórios estaduais.

Um dirigente do União avalia ser muito improvável que o partido integre a base do governo Lula, caso ele se eleja. Desde a época em que se chamava PFL, o DEM, tinha uma atuação muito contundente contra as gestões petistas. Dificuldade que também seria encontrada entre os egressos do PSL que, em boa parte, se elegeram ancorados no discurso antipetista.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.