Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu machismo

Vice-presidente da Colômbia participa de evento de incentivo à mulher negra na política

Francia Márquez estará no encerramento do projeto 'Estamos Prontas', que fomenta a candidatura de 27 deputadas estaduais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A vice-presidente eleita da Colômbia Francia Márquez participará, por videoconferência, do Encontro Nacional Estamos Prontas: Mulheres Negras na Política, que acontece nesta sexta-feira (5) no Rio de Janeiro.

O evento é organizado pelo projeto "Estamos Prontas", iniciativa do Instituto Marielle Franco e do movimento Mulheres Negras Decidem, com o objetivo de ampliar a participação política de mulheres negras e LBTQIA+. De acordo com o projeto, elas representam apenas 2% dos parlamentares federais, embora sejam 28% da população, segundo o IBGE.

Após um processo seletivo de três meses e mais de 200 lideranças inscritas, foram selecionadas 27 mulheres negras, uma de cada unidade da federação, para receber apoio às suas candidaturas. Como algumas se reuniram em mandatos coletivos, são 40 pré-candidatas a deputada estadual em 2022.

Vice-presidente eleita da Colômbia, Francia Márquez, durante entrevista na Argentina (Foto: REUTERS/Mariana Nedelcu) - REUTERS

O evento desta sexta-feira é o encerramento de uma etapa de formação que abordou temas como a história do movimento negro e do movimento feminista negro, captação de recursos, articulação territorial, saúde mental e outros.

Além de Francia Márquez, que é negra, participam ainda as deputadas federais Benedita da Silva (PT-RJ) e Talíria Petrone (PSOL-RJ) e a estadual Érica Malunguinho (PSOL-SP). O pré-candidato ao governo do Rio Marcelo Freixo (PSB) a vice-presidente do Conselho Curador do Ibase, Wania Sant’anna e a ativista Jurema Batista também foram convidados.

"Nossa expectativa é de que esse encontro seja capaz de congregar diferentes atrizes e atores políticos em torno de um novo projeto de futuro, liderado por mulheres negras. Temos prioridades que precisam ser reconhecidas e incorporadas às agendas de todas as esferas do poder. O Brasil tem solução e as mulheres negras são parte fundamental desse processo", afirma Tainah Pereira, uma das coordenadoras do projeto.

A Colômbia terá pela primeira vez uma mulher e uma pessoa negra na Vice-Presidência. Francia Márquez, 40, advogada e ativista ambiental que surpreendeu nas primárias da coalizão de esquerda Pacto Histórico, foi eleita em 19 de junho na chapa de Gustavo Petro, o próximo presidente do país. Ela toma posse neste domingo (7).

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.