Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Após debate, equipe de Bolsonaro elogia Ciro e diz que aliança depende dele

Pedetista é avaliado como inteligente, técnico e bem articulado, a despeito das críticas ao presidente

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Aliados mais próximos de Jair Bolsonaro (PL) teceram elogios a Ciro Gomes (PDT) após o debate de quinta-feira (29) na TV Globo. O antagonismo do pedetista com Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem escalado nas últimas semanas, com críticas mais incisivas do ex-governador do Ceará ao ex-presidente em meio a uma campanha de petistas pelo voto útil.

Um dos membros da comitiva do presidente diz que Ciro é inteligente, tem muito conhecimento técnico e costuma travar "embates qualificados" com Bolsonaro. As críticas dele ao presidente, afirma, são vistas como decorrentes de divergências ideológicas e naturais dos confrontos políticos.

Ciro Gomes (PDT) e Jair Bolsonaro (PL) durante debate da TV Globo
Ciro Gomes (PDT) e Jair Bolsonaro (PL) durante debate da TV Globo - Eduardo Anizelli/Folhapress

Um ministro descreveu Ciro como o melhor de todos nos debates e muito habilidoso na retórica. Ele diz que não há aproximação hoje com o pedetista. Sobre a possibilidade de uma aliança no segundo turno, afirma que depende do pedetista.

Ciro criticou Lula e Bolsonaro no debate. Ele acusou o petista de ter sido o responsável pelo surgimento do bolsonarismo devido à adoção de um modelo político e econômico que gerou corrupção, endividamento e concentração de renda.

Sobre a performance de Bolsonaro, os aliados celebraram que o presidente não se envolveu em atritos mais agressivos com as candidatas Simone Tebet (MDB) e Soraya Thronicke (União Brasil), e, por isso, não gerou mais rejeição junto ao eleitorado feminino.

Bolsonaro chegou a chamar ambas de "senhora" nas interações.

O presidente ainda conseguiu encaixar alguns acenos a essa parcela do eleitorado ao falar do Auxílio Brasil e da entrega de títulos de propriedade rural, afirmam.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.