Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Bolsonaro quer 'onda verde e amarela' na última semana de campanha

Previsão é de agenda em todas as regiões, com exceção do Sul, onde tem melhores índices nas pesquisas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O presidente Jair Bolsonaro (PL) quer criar uma "onda verde e amarela" na semana anterior à realização das eleições para dar um gás na reta final. A meta é levar para o país um clima de festa e, dadas as devidas proporções, buscar algo semelhante ao 7 de Setembro.

Para isso, a previsão é o presidente visitar todas as regiões, privilegiando estados com grandes colégios eleitorais, com exceção da região Sul, onde ele figura melhor nas pesquisas de intenção de voto.

Bolsonaro deve iniciar a semana no Centro-Oeste, com atividades em Brasília ou Goiânia.

No Nordeste, Bolsonaro vai buscar o voto evangélico em uma Marcha para Jesus nos municípios de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA), cidades conurbadas, nos dois principais colégios eleitorais da região. Devem acompanhá-lo os ex-ministros e candidatos Gilson Machado (PL), que disputa o Senado em Pernambuco, e João Roma, postulante ao governo baiano. Deve haver motociata também.

0
O presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, faz campanha eleitoral em Presidente Prudente (SP) junto com aliados e apoiadores. (Foto: Jean Ramalho/Folhapress) - Folhapress

Os últimos dias, no entanto, estão reservados para o Sudeste, região que concentra o maior número de eleitores. Em Minas Gerais, deve visitar Belo Horizonte e Uberlândia.

Em São Paulo, ele planeja eventos na Baixada, no ABC e na capital, na companhia do candidato Tarcísio de Freitas (Republicanos), prioridade entre os governadores bolsonaristas.

O presidente também quer dar um destaque ao Rio de Janeiro, onde vota e tem seu berço político. O objetivo é organizar uma agenda na Baixada Fluminense, ao lado do governador Cláudio Castro (PL).

Os detalhes dos compromissos ainda dependem de acertos finais e da decisão sobre a participação em debates. Caso opte por participar do debate da Globo, por exemplo, que acontece na quinta-feira (29) anterior às eleições, alguns ajustes podem ser feitos.

Segundo Machado, a ideia é aproveitar a onda que, segundo ele, começou em 1º de setembro. "É o mês do bicentenário da nossa pátria", explica.

Bolsonaro vem em segundo nas pesquisas mais recentes e enfrentando uma rejeição na casa dos 50% — no último Datafolha, alcançou 53%. O presidente enfrenta ainda uma campanha do seu principal adversário, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), pelo voto útil para liquidar a disputa já no primeiro turno.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.