Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Folhajus

Advogados de Vera Magalhães pedem inelegibilidade de Douglas Garcia

Representantes da jornalista se manifestaram em notícia de fato encaminhada à Procuradoria Eleitoral por Alexandre de Moraes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

Os advogados da jornalista Vera Magalhães pediram à Procuradoria Regional Eleitoral de São Paulo (PRE-SP) para tornar inelegível o deputado estadual e candidato a federal Douglas Garcia (Republicanos).

Na última terça-feira (13), o parlamentar agrediu verbalmente a jornalista após o debate entre candidatos ao governo estadual organizado pela Folha em parceria com UOL e TV Cultura.

0
O deputado estadual Douglas Garcia discute com a jornalista Vera Magalhães no Auditório Simón Bolívar, no Memorial da América Latina, na Barra Funda. (Foto: Ronny Santos/Folhapress) - Folhapress

Os representantes dela pedem a abertura de uma AIJE (Ação de Investigação Judicial Eleitoral) por uso indevido de veículos ou meios de comunicação social em benefício de candidato.

"É preciso também destacar que se entende que o deputado, na situação em discussão, utilizou os meios de comunicação de maneira indevida: basta observar a enorme repercussão que o episódio teve nas
redes sociais
e o fato de que toda a conversa entre ele e Vera foi filmada com o intuito de publicação nas redes para evidente constrangimento que não pode ser aceito em num processo eleitoral sadio", justificam.

A manifestação se deu na notícia de fato encaminhada à PRE-SP a pedido do presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Alexandre de Moraes.

Em um despacho assinado nesta quarta-feira (14), Moraes destacou a gravidade do incidente. Em sessão plenária nesta quinta (15), declarou que o ataque foi "totalmente fora dos padrões de civilidade".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.