Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Presença da Brasil Paralelo em evento com Lula gera críticas de bolsonaristas

Sócio de produtora esteve em jantar do grupo Esfera Brasil na noite de terça-feira

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A presença de um dos sócios da produtora de vídeos conservadora Brasil Paralelo no evento promovido pelo grupo Esfera Brasil com Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na noite de terça-feira (27), gerou críticas entre influenciadores bolsonaristas.

Sócios e fundadores da produtora Brasil Paralelo, que faz filmes e documentários de viés conservador - Divulgação

Fundador da empresa, que vem registrando crescimento meteórico nos últimos anos com produções de viés direitista, Henrique Viana foi um dos cerca de 100 participantes do jantar com Lula, que reuniu em sua maioria empresários.

Tão logo a notícia veio à tona, ele foi atacado por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL). Um dos mais contundentes foi o cineasta Josias Teófilo, autor de filmes sobre o falecido filósofo Olavo de Carvalho, que foi às redes sociais para desautorizar que imagens de suas produções sejam utilizadas em documentários da Brasil Paralelo.

"Comunico que desautorizo o uso de qualquer material audiovisual de minha autoria à empresa Brasil Paralelo depois de tomar conhecimento do jantar que o CEO da empresa, Henrique Viana, participou junto com Lula –o que é sim um sinal de apoio e aproximação a essa altura da eleição", afirmou.

Outro olavista, Silvio Grimaldo, do site Brasil Sem Medo, também condenou a ida de Viana ao evento. "A Brasil Paralelo fez coisas muito importantes para o país, mas tratar o Lula como uma pessoa normal é uma grande cagada. Ninguém vai jantar na casa do Marcola [líder do PCC]", afirmou.

Também houve críticas do comentarista Paulo Figueiredo Filho, da Jovem Pan. "Assim como com vocês, caiu o c* da minha bunda ao saber que o pessoal do Brasil Paralelo estava jantando com o Lula. Ouvi a explicação e saí mais puto ainda", declarou.

Em nota e depois numa live, os sócios da produtora afirmaram que a participação no jantar não significou apoio a Lula, ou uma tentativa de aproximação.

"Sempre que é convidada, a Brasil Paralelo participa de eventos que contam com autoridades dos Três Poderes e candidatos a cargos públicos. Consideramos uma boa oportunidade para ter acesso a informações que não aparecem na mídia e que podem ser relevantes para estratégia e conteúdo da empresa. A participação não representa, de forma alguma, apoio ou assunção de compromissos com as figuras presentes", justificou.

De uma pequena empresa gaúcha nascida na década passada, a Brasil Paralelo se tornou uma das maiores produtoras de conteúdo de direita no país, com mais de 375 mil assinantes.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.