Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Com trajetória de Getúlio a Jefferson, PTB desaparecerá nesta semana

Partido se fundirá ao Patriota em convenção marcada para quarta-feira

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A prisão de Roberto Jefferson marca o fim melancólico do partido que ele controlava com mão de ferro até há pouco tempo, o PTB. Ela ocorreu apenas três dias antes de uma reunião que deve levar à extinção da legenda.

Ivete Vargas, filha da Getúlio, durante comício para recriar o PTB, em 1979 - Folhapress

Está marcada para quarta-feira (26) uma reunião que deve sacramentar a fusão da legenda com o Patriota. A convocação enviada aos filiados não deixa dúvida sobre o que deve ocorrer.

A pauta, segundo o comunicado, é "apreciação, discussão e deliberação acerca da proposta de fusão da agremiação com o partido Patriota e consequente extinção do Partido Trabalhista Brasileiro".

Uma nova legenda surgirá, com outro nome. Na prática, o PTB, que elegeu apenas um deputado federal, será incorporado ao Patriota, que fez quatro e hoje é uma legenda maior.

O programa deverá ser de centro-direita. Os petebistas queriam incluir no estatuto temas conservadoras como a oposição à chamada "ideologia de gênero", mas os parceiros recusaram.

O evento terá grande significado simbólico, pelo peso histórico que tem o PTB. Fundado em 1945 por Getúlio Vargas, o partido foi recriado em 1981, quando o país iniciava sua redemocratização. Nos últimos anos, no entanto, sob o comando de Jefferson, distanciou-se de suas origens trabalhistas e aderiu ao bolsonarismo.

O que impulsionou as conversas foi a cláusula de barreira de 2% dos votos para a Câmara, que nenhum dos dois parceiros cumpriu. Juntas, elas ultrapassam o patamar.

A decisão sobre o comando da nova legenda ainda será tomada. Segundo os participantes da negociação, o episódio com Jefferson não teve impacto, pois ele já vinha se mantendo alheio às conversas.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.