Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Igreja Universal vai da perplexidade à promessa de resistência após vitória de Lula

Textos da Folha Universal passam da incredulidade com resultado à exaltação aos atos de rua contra o petista

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Desde que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) derrotou Jair Bolsonaro (PL) na disputa presidencial, o jornal da Igreja Universal do Reino de Deus, Folha Universal, lançou duas edições.

Na primeira delas, usou a palavra "perplexidade" para descrever o estado de ânimo. Na segunda, prometeu combatividade contra o petista.

O editorial "Perplexos, mas não desanimados", de 6 de novembro, argumenta que ainda que não seja possível compreender sempre os motivos, é preciso agradecer a Deus e confiar em seus planos.

"O desejo mais genuíno deve ser de querer o melhor para o Brasil e para cada brasileiro. Não importa se o voto na urna eletrônica foi dedicado a Lula, a Bolsonaro ou se houve abstenção do direito cívico de votar. Mesmo que as opiniões sejam divergentes, não se deve desejar o mal de ninguém e muito menos um país dividido, mas continuar intercedendo em prol do Brasil e das autoridades —e também permanecer fiscalizando o trabalho de políticos eleitos", diz o texto.

"Nada é maior que a fé e a confiança em Deus. Se foi feita a Sua Vontade, Ele tem razões para isso e elas sempre são as melhores", complementa, em visão similar à apresentada publicamente pelo bispo Edir Macedo, principal líder da Universal.

Na edição seguinte, de 13 de novembro, o jornal publicou dois textos com passagens enfáticas contra o presidente eleito.

Dois fatores podem ajudar a explicar a mudança de disposição. Um deles foi o crescimento das manifestações golpistas no período, e o outro foi a rejeição por parte do PT de acenos feitos por Macedo. Gleisi Hoffmann, presidente da sigla, disse em 4 de novembro que dispensava o perdão do bispo.

O texto "Dois Brasis", assinado por Denis Farias, que é fiel da igreja e já ocupou cargo em governo do Republicanos, partido associado à denominação neopentecostal, diz que os protestos "são um indicativo do que aguarda o governo esquerdista".

"Metade do povo brasileiro não aceita a agenda socialista que Lula e seus correligionários querem implantar no país", continua, prometendo "séria e combativa resistência" ao que chama de "ideologia de gênero nas escolas para crianças e adolescentes".

"Duas forças emergem para fazer frente ao modo petista de administrar os cofres públicos: um Congresso de maioria de direita e metade da população que se organiza por todo o Brasil", completa Farias, que assina com frequência textos no espaço de editorias da Folha Universal.

Na conclusão, o texto diz que, "se Lula e seus comparsas voltarem à prática do que os levou ao banco dos réus, tanto a Polícia Federal quanto o povo brasileiro vão se mobilizar novamente para conduzi-los para mais uma estadia na carceragem da Papuda".

Na mesma edição, uma reportagem a respeito do novo Congresso brasileiro diz que "a esquerda está, possivelmente, voltando a comandar o Estado, mas os valores conservadores não serão subjugados".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.