Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Gal Costa

Golpistas perto de velório de Gal preocupam Alesp, e segurança será reforçada

Bolsonaristas que pedem intervenção militar têm se reunido no entorno da sede do Legislativo em SP

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Marcado para sexta-feira (11), o velório da cantora Gal Costa na Assembleia Legislativa de São Paulo tem causado preocupação devido à presença de manifestantes golpistas no entorno do prédio. Em nota, a Secretaria de Segurança Pública disse que o policiamento na região será reforçado.

Gal Costa era apoiadora de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que venceu Jair Bolsonaro (PL) nas eleições presidenciais e assumirá o cargo a partir de 2023. Ela morreu na manhã desta quarta-feira (9) aos 77 anos.

Cantora Gal Costa faz o L de Lula durante apresentação
Cantora Gal Costa faz o L de Lula durante apresentação - Instagram

Os manifestantes golpistas, concentrados especialmente na avenida Sargento Mario Kozel Filho, entre o prédio da Alesp e as instalações do Comando Militar do Sudeste, não admitem a vitória do petista e pedem um golpe das Forças Armadas.

O temor de parlamentares da Alesp é o de que os golpistas criem tumulto durante a realização do velório de Gal, hostilizando os presentes.

Nesta quarta-feira (9), a bancada de deputados estaduais do PT enviou ofício ao general João Camilo Pires de Campos, secretário estadual de Segurança Pública, solicitando que a Polícia Militar retire os manifestantes da região, porque atrapalham o fluxo de pessoas e promovem mensagens antidemocráticas.

O documento questiona se a Polícia Militar está agindo para dissolver as manifestações e se tem multado os veículos utilizados para interromper o trânsito.

Ofício similar será enviado a Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral, nesta quinta-feira (10). Assinam os documentos as deputadas Professora Bebel e Márcia Lia e os deputados Jorge do Carmo, Emídio de Souza, Enio Tatto, José Américo, Luiz Fernando, Maurici, Paulo Fiorilo e Teonílio Barba.

O Governo de SP afirma que a segurança será reforçada por equipes do Comando de Policiamento de Trânsito (CPTran), Comando de Policiamento de Área Metropolitana-2 (CPAM-2) e Assistência Policial Militar da Assembleia.

Sobre os atos golpistas, diz que não há, no momento, interdição da via. "A Polícia Militar, no local, garante a fluidez no trânsito e o direito à livre manifestação", diz o texto.

A entrada para o velório será realizada pelo portão da Avenida Pedro Alvares Cabral, 201.

Protesto golpista em frente ao Comando Militar do Sudeste, na zona sul de São Paulo
Protesto golpista em frente ao Comando Militar do Sudeste, na zona sul de São Paulo - Mathilde Missioneiro/Folhapress

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.