Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu AIDS

Organizações anti-Aids pedem a Lula reversão de cortes feitos por Bolsonaro

Grupos vão fazer carta pedindo que não sejam retirados R$ 407 milhões da área

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Organizações que trabalham com a causa anti-Aids/HIV vão se reunir em 22 de novembro, em São Paulo, para redigir uma carta para o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na qual pedirão a reversão de cortes no tratamento da doença, além de infecções sexualmente transmissíveis e hepatites virais para 2023.

O governo Jair Bolsonaro (PL) retirou R$ 407 milhões destinados à prevenção, controle e tratamento de Aids/HIV do Orçamento de 2023 em relação ao que foi destinado em 2022.

Pílula do Truvada, usado no tratamento profilático contra o HIV
Pílula do Truvada, usado no tratamento profilático contra o HIV - Dado Galdieri/The New York Times

O encontro vai reunir 35 organizações da área e mais de 50 ativistas apoiados pelo Fundo Positivo, organização que desde 2014 mobiliza recursos para financiar instituições que trabalham com a causa.

Serão três dias de reuniões, que terão como tema as novidades do tratamento de HIV/Aids no mundo, o foco das organizações no próximo ano e as perspectivas com o novo governo Lula.

"É importante que a sociedade civil, que vai se reunir em São Paulo, produza um documento trazendo as orientações propositivas de como rever esses cortes, para que não haja retrocesso, para que não haja uma piora no atendimento às pessoas vivendo com HIV e nas políticas de prevenção. Essa carta é uma perspectiva de que a sociedade civil possa continuar o seu papel de contribuir de uma forma colaborativa com o governo para uma política eficaz de combate ao HIV/Aids", afirma Harley Henriques, coordenador-geral do Fundo Positivo.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.