Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Presidente interina da Câmara de SP publica mensagem que defende golpe contra Lula

Rute Costa (PSDB) compartilhou texto que diz que petista pode ser 'deseleito'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Presidente interina da Câmara Municipal de São Paulo, a vereadora Rute Costa (PSDB) publicou mensagem em suas redes sociais em que defende golpe contra o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Desde domingo (30), após a derrota de Jair Bolsonaro (PL), apoiadores do atual presidente têm feito manifestações de cunho golpista. Até a noite desta segunda, foram mais de 300 bloqueios em estradas de 25 estados e no DF.

Mensagem publicada por Rute Costa (PSDB), presidente interina da Câmara Municipal de SP
Mensagem publicada por Rute Costa (PSDB), presidente interina da Câmara Municipal de SP - Reprodução/Facebook

"Se ele já foi descondenado ele também pode ser deseleito", diz a mensagem compartilhada por Rute Costa, que é filha do pastor José Wellington, líder da Assembleia de Deus no Brasil.

Ela é vice-presidente da Câmara Municipal e ocupa a presidência interinamente. Milton Leite (União Brasil), o presidente, comanda a Prefeitura de São Paulo no lugar de Ricardo Nunes (MDB) até sábado (5), quando o titular volta de Portugal, onde participa de um evento na área de tecnologia.

Em nota, ela diz ao Painel que entende que medidas da Justiça eleitoral e da "mídia brasileira" excluíram da disputa qualidades imprescindíveis a uma democracia, como equidade e impessoalidade.

"Para significativa parcela do eleitorado brasileiro o processo eleitoral foi desequilibrado, aferindo significativa vantagem ao candidato eleito, por margem muito pequena", escreve.

A vereadora Rute Costa (PSDB), presidente interina da Câmara Municipal de SP
A vereadora Rute Costa (PSDB), presidente interina da Câmara Municipal de SP - Divulgação

Por isso, afirma a vereadora, "a mesma Justiça que 'descondenou' o ex-presidente Lula, anulando o processo por questão processual outras muitas vezes já debatida e rechaçada, deveria agir com energia e retidão, reconhecendo as deficiências e injustiças do processo eleitoral de 2022, anulando, portanto, 'deselegendo' este que foi proclamado vencedor do escrutínio eleitoral e decretando um novo segundo turno com igualdade de condições".

Caso isso não aconteça, argumenta, o Brasil estaria atestando "complacência com a desonestidade e referendando um processo eleitoral maculado pelo desequilíbrio de forças".

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.