Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Sucessão no Sebrae opõe kassabistas de Tarcísio e PSDB em SP

Guilherme Afif é crítico do que vê como uso político da instituição pelo PSDB, que quer continuar no comando

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A eleição da diretoria do Sebrae-SP, agendada para esta terça-feira (29), marca um dos primeiros embates relacionados ao governo Tarcísio de Freitas (Republicanos).

De um lado, o atual diretor-superintendente, Marco Vinholi (PSDB), pretende continuar no cargo e tem a seu favor o aceno de apoio dos tucanos à nova gestão.

De outro lado, Guilherme Afif Domingos, coordenador da transição de Tarcísio e aliado de Gilberto Kassab (PSD), tem trabalhado para que Guilherme Campos, também do PSD, fique com a vaga.

Afif, que foi ministro-chefe da Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência (2013-2015) e presidiu o Sebrae Nacional (2015-2018), é crítico do que vê como partidarização do Sebrae de São Paulo que estaria sendo empreendida por Vinholi.

Tarcísio de Freitas (Republicanos) durante evento de campanha em São Paulo
Tarcísio de Freitas (Republicanos) durante evento de campanha em São Paulo - Zanone Fraissat-21.out.2022/Folhapress

Como mostrou o Painel, ele tem colocado tucanos em cargos importantes da instituição desde que o governador Rodrigo Garcia (PSDB) forçou uma mudança de comando na instituição e derrubou Wilson Poit para colocar o aliado, em setembro.

Até sexta-feira (25), Campos era o único nome de chapa indicada pela Fecomércio. No último instante, o nome dele foi retirado para dar lugar ao de Vinholi, presidente do diretório paulista do PSDB.

O novo superintendente será escolhido por votação do colégio eleitoral formado por 13 conselheiros nesta terça. Afif tem conversado com conselheiros para conseguir sete votos para que o nome do tucano não seja aprovado, abrindo margem para o nome de Campos volte à disputa.

Interlocutores de Tarcísio afirmam que ele tem sido reticente ao tratar do tema e tem dito que vai deixar as instituições envolvidas resolver a questão sem interferência dele. Por parte dos tucanos, existe a expectativa de que o comando do Sebrae seja entregue em reconhecimento ao apoio dado a ele no segundo turno contra Fernando Haddad (PT).

Os envolvidos dizem que o cenário de incerteza deve se arrastar até o fim da reunião desta terça, marcada para as 10h. Qualquer que seja o resultado, Tarcísio deverá lidar com insatisfação. Caso Vinholi continue, Afif e Campos, que há anos tenta ocupar o posto, devem sair frustrados. Caso o tucano seja derrotado, o PSDB deve pressionar por mais espaço na administração estadual.

Marco Vinholi, presidente do PSDB-SP, em jantar de aniversário do partido
Marco Vinholi, presidente do PSDB-SP, em jantar de aniversário do partido - Mathilde Missioneiro-30.set.2019/Folhapress

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.