Painel

Editado por Guilherme Seto (interino), espaço traz notícias e bastidores da política. Com Catarina Scortecci e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu Folhajus

Aras libera processo de escolha de conselheiro do CNMP

Indicado pela Câmara vai substituir o conselheiro cujo mandato termina em setembro de 2023

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O procurador-geral da República, Augusto Aras, enviou ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), um ofício liberando o início do processo de escolha de um conselheiro do CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público) que represente os deputados.

O indicado pela Câmara vai substituir o conselheiro Octavio Luiz Rodrigues Jr., cujo mandato termina em setembro de 2023.

Procurador-Geral da República Augusto Aras
Procurador-Geral da República Augusto Aras na cerimônia de posse do ministro Alexandre de Moraes como presidente do TSE - Antônio Augusto/Secom/TSE

Há uma articulação para emplacar o nome do procurador do Distrito Federal Edvaldo Nilo para o cargo, mas uma ala na Câmara resiste. O procurador, no entanto, conseguiu apoio de diversos líderes, inclusive do PT.

Nilo doou R$ 64 mil para a campanha eleitoral do deputado federal reeleito Hélio Lopes (PL-RJ), e também fez doações a outros políticos.

Segundo pessoas a par das conversas, Lira tem intenção de indicar outros nomes à vaga, como o do deputado Fábio Ramalho (MDB-MG), que não se reelegeu. O presidente da Câmara teria inclusive liberado parlamentares na votação.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.