Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Dimas Covas usou placas especiais de carro sem aval, e Governo de SP não sabe de onde vieram

Atitude do então presidente do Instituto Butantan gerou desgaste junto à gestão estadual

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Um dos episódios que geraram incômodo no Governo de São Paulo com Dimas Covas durante seu período como presidente do Instituto Butantan foi o de quando ele passou a usar placas com aparência de oficiais em seus carros sem autorização da administração estadual, que até hoje não sabe dizer a origem delas.

O uso de placas especiais confere benefícios, como escapar do rodízio, e o governo só as entrega para secretários, governador, vice-governador e procurador-geral.

Covas recebeu uma placa oficial por período limitado na pandemia e teve de devolvê-la. As placas que têm aparência de oficiais, mas não foram autorizadas, possuem outra numeração, 204 e 205.

Placa de carro que não foi autorizada pelo Governo de São Paulo
Placa de carro que não foi autorizada pelo Governo de São Paulo - Arquivo pessoal

O Instituto Butantan diz que as placas 204 e 205 foram usadas temporariamente e que foram substituídas pela concedida pelo Governo de São Paulo.

Segundo o instituto, a placa 22, que foi cedida pela administração estadual, foi utilizada para facilitar o deslocamento durante tratativas e reuniões referentes à compra e distribuição da Coronavac e também durante o Projeto S, realizado na cidade de Serrana, que tinha como objetivo vacinar toda a população do município para comprovar a eficácia do imunizante.

Dimas Covas, diretor do Butantan, realiza oitiva durante a CPI da Covid
Dimas Covas, diretor do Butantan, realiza oitiva durante a CPI da Covid - Jefferson Rudy - 27.mai.2021/Agência Senado

Com o evolução do Projeto S e a estabilização na distribuição de vacinas, a placa não foi mais necessária, afirmam.

David Uip, secretário de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde, que era o chefe de Covas, diz que não sabia das placas e que ele mesmo não as usa, por ser contrário, ainda que tenha direito.

Ele afirma que não usa nenhum recurso do Governo de São Paulo e que sua secretaria, por ser propositiva, tem baixa demanda de deslocamento. Uip assumiu a pasta em maio de 2022, ou seja, após a substituição das placas, segundo a cronologia estabelecida por Covas.

Gastos da fundação vinculada ao Instituto Butantan com contratos sem licitação, obras e altos salários levaram a um desgaste da relação entre a cúpula do Butantan e a gestão de Rodrigo Garcia (PSDB), além de questionamentos por parte do TCE (Tribunal de Contas do Estado), como mostrou a Folha. Dimas Covas deixou o comando do instituto, mas continua na Fundação Butantan.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.