Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Helder Barbalho é eleito presidente do consórcio de governadores da Amazônia

Governador do Pará tem defendido que a COP30 aconteça em um estado da região

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), foi eleito presidente do Consórcio Amazônia Legal, formado pelos nove estados que compõem a região: Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Maranhão, Rondônia, Roraima e Tocantins, além do próprio estado do emedebista.

Barbalho foi eleito por unanimidade e ficará à frente do colegiado durante o ano de 2023. Ele assume o posto atualmente ocupado por Waldez Góes (PDT), do Amapá.

O consórcio foi criado para a elaboração de políticas conjuntas e a defesa articulada dos interesses dos estados da região. A meta estabelecida pelo bloco de estados quando o consórcio foi

ser referência global em articulação, estratégia e governança para transformar a Amazônia Legal em uma região competitiva, integrada e sustentável, até 2030.

Como representante do consórcio, o governador do Pará participou da COP27, conferência da ONU para mudanças climáticas no Egito, durante a qual negociou novos aportes ao Fundo Amazônia e propôs que a COP30, marcada para 2025, seja realizada em algum estado da Amazônia.

Helder Barbalho (MDB) durante evento de campanha de governadores com Lula (PT)
Helder Barbalho (MDB) durante evento de campanha de governadores com Lula (PT) - Mathilde Missioneiro-5.out.2022/Folhapress

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.