Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

BNDES cria grupo de estudos especiais sob coordenação de Lara Resende

Segundo presidente do banco, Aloizio Mercadante, ideia é pensar projetos de longo prazo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O presidente do BNDES (Banco de Desenvolvimento Econômico e Social), Aloizio Mercadante, criou uma comissão de estudos especiais para assessorar o banco em projetos de longo prazo.

O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante - Mauro Pimentel/AFP

A coordenação do fórum, que deve ser instituído em fevereiro, ficará a cargo do economista André Lara Resende, um dos pais do Plano Real.

Também farão parte os economistas José Roberto Affonso, historicamente ligado ao PSDB e um dos autores da Lei de Responsabilidade Fiscal, e Antônio Corrêa de Lacerda, ex-presidente do Conselho Federal de Economia.

"São economistas muito atualizados ao pensamento internacional, em temas como a coordenação das políticas monetária e fiscal e as poderosas políticas industriais que estão sendo feitas pelos EUA e União Europeia", diz Mercadante.

A comissão também tratará de outros temas, em que o BNDES pode ter participação estimulando setores específicos.

O ex-ministro da Saúde José Gomes Temporão deve se dedicar a projetos para planejar ações referentes ao complexo industrial da saúde, enquanto Luiz Cláudio Costa, ex-presidente da Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior), cuidará da área de educação, com foco especial na inclusão digital em escolas públicas.

Também haverá especialistas em economia criativa, como o ex-ministro da área Juca Ferreira, além da área ambiental e do combate ao racismo. O banco é um dos gestores do Fundo Amazônia, que deve voltar a receber recursos estrangeiros no governo Lula (PT).

"A comissão terá a missão de ajudar o BNDES a ser um banco ambiental, inclusivo e focado na industrialização", afirma Mercadante.

A ideia é que um evento com personalidades internacionais marque a criação oficial da comissão, no mês que vem.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.