Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu yanomami

Deputado venezuelano diz que yanomamis desnutridos vieram de seu país para o Brasil

Romel Guzaman, opositor do ditador Maduro, difunde versão sem respaldo de autoridades brasileiras de que indígenas cruzaram fronteira; ele não apresentou provas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Deputado na Assembleia Nacional da Venezuela, Romel Guzamana afirmou em postagem em uma rede social que indígenas da etnia yanomami com sinais de desnutrição no Brasil são refugiados da fome no país vizinho que cruzaram a fronteira.

Mãe yanomami descansa com seu filho, internado com desnutrição, em uma rede improvisada montada em cima de um berço na enfermaria de hospital em Boa Vista (RR) - Lalo de Almeida/Folhapress

A versão, sem respaldo entre autoridades brasileiras e especialistas, vem sendo difundida por opositores do regime do ditador Nicolás Maduro.

"Denuncio a grave desnutrição de nossos irmãos indígenas yanomamis do estado Bolivar. Cruzaram ao Brasil em busca de comida, outra violação aos direitos humanos indígenas por culpa do regime de Maduro", escreveu ele, que é do partido Vontade Popular, o mesmo do líder oposicionista Juan Guaidó.

Na postagem, na qual ele não apresenta provas, incluiu a foto de uma idosa yanomami que morreu por desnutrição no último domingo (22).

Guaidó autoproclamou-se presidente do país e era reconhecido pelo governo de Jair Bolsonaro (PL), entre outros países, mas essa condição foi revogada pela Assembleia venezuelana no final de 2022.

Indígena da etnia baniva, Guzamana é um dos representantes da região amazônica na Assembleia e também integra o Parlamento Amazônico.

Ao Painel, ele disse que os yanomamis venezuelanos têm relações de parentesco com indígenas brasileiros.

"Os índios não têm fronteiras. Na Venezuela não têm sustento, alimentos, remédios. Muitos vieram ao Brasil em busca da sobrevivência", diz ele, que afirma ter obtido relatos de indígenas na região amazônica para difundir esta versão.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.