Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel
Descrição de chapéu yanomami

Ministro dos Direitos Humanos pede segurança federal permanente em terra yanomami

Apelo foi feito por Silvio Almeida a colega Flávio Dino, da Justiça

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O ministro dos Direitos Humanos, Silvio Luiz de Almeida, enviou um ofício ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, pedindo a presença permanente das forças de segurança federais na Terra Indígena Yanomami, de modo a garantir a integridade das lideranças locais e das equipes de saúde atuando na crise humanitária na região.

Em caráter emergencial, solicita também o emprego da Força Nacional para apoiar a PF (Polícia Federal) nas atividades que serão realizadas nos próximos dias 1º e 2 de fevereiro, nas incursões que farão nos municípios de Roraima.

O advogado Sílvio Almeida, ministro de Direitos Humanos. (Foto: Pedro Ladeira/Folhapress, PODER) - Folhapress

No documento, o MDH alerta o MJ que, a partir da escuta das lideranças locais, foi possível constatar "risco concreto e iminente à sua integridade física e vida", agravado pelo anúncio de governo federal da retirada dos garimpeiros da terra yanomami.

"Na ocasião, várias lideranças mencionaram que é de conhecimento público a situação de risco a que estão sujeitas, inclusive por parte das autoridades de segurança estaduais, sem que qualquer providência concreta tenha sido tomada para assegurar a sua proteção e a de suas comunidades. Foram também apresentados relatos de que os garimpeiros têm ameaçado as equipes de saúde que se deslocam para distribuição de medicamentos e resgate de pessoas doentes, dificultando ou até impedindo a adoção das medidas sanitárias emergenciais", relata Almeida.

Ele pede ainda que a Polícia Federal seja instada a intensificar as ações de inteligência na região e compartilhar os relatórios com os ministérios da Justiça e dos Direitos Humanos, a quem compete proteger ativistas dessa área.

Adicionalmente, sugere a elaboração de um Plano Emergencial de desintrusão de garimpeiros que, segundo os relatos, estão impedindo o atendimentos de crianças indígenas em regiões acessíveis somente por helicóptero, e a avaliação da necessidade de instaurar investigações para apurar o envolvimento de autoridades locais com com a atividade ilegal.

O território yanomami sofre com o aumento da malária e com a desnutrição infantil crônica, que atinge 80% das crianças até cinco anos, segundo estudo recente financiado pelo Unicef e realizado em parceria com a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) e o Ministério da Saúde.

Ainda há sinais, constatados por representantes do governo federal, de verminoses e doenças respiratórias.

A ação do garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami está no centro da crise atual. De acordo com o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), o garimpo na região levou ao desmatamento de 232 hectares de floresta amazônica só em 2022, um aumento de 24,7% em relação ao índice registrado no ano anterior (186 hectares).

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.